plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
DECRETO

Cursos superiores da área da Saúde podem retomar atividades presenciais no Pará

Cursos superiores da área da Saúde, de instituições públicas ou privadas, estão autorizados a realizar aulas presenciais práticas a partir da próxima segunda-feira (3), nos casos em que as atividades forem fundamentais para a conclusão dos cursos.A det

Imagem ilustrativa da notícia Cursos superiores da área
da Saúde podem retomar atividades presenciais no Pará camera reprodução

Cursos superiores da área da Saúde, de instituições públicas ou privadas, estão autorizados a realizar aulas presenciais práticas a partir da próxima segunda-feira (3), nos casos em que as atividades forem fundamentais para a conclusão dos cursos.

A determinação está entre as medidas incluídas no Decreto Estadual 800/2020, publicado com atualização na noite desta sexta-feira (31), em edição extra do Diário Oficial (DOE).

De acordo o procurador-geral do Pará, Ricardo Sefer, a autorização alcança um público restrito, mediante o cumprimento do distanciamento controlado e dos protocolos de prevenção previstos na legislação. “Vão voltar somente os cursos concluintes da área da Saúde, no caso das disciplinas práticas. Com relação aos demais segmentos de ensino, o Estado está avaliando, conforme a evolução da pandemia no Pará, levando em consideração os estudos científicos apresentados periodicamente pelo Comitê de Vigilância em Saúde da Covid-19”, informou.

O governador Helder Barbalho, durante pronunciamento transmitido pelas redes sociais e TV Cultura, na tarde desta sexta-feira (31), informou que no próximo dia 15 o Estado vai fazer uma nova avaliação da pandemia no Pará, já com o resultado da segunda etapa do inquérito epidemiológico, realizado pelo governo estadual em parceria com a Universidade do Estado do Pará (Uepa).

“Nós entendemos que não se pode agir de forma precipitada, correndo o risco do ambiente escolar se transformar em pontos de aglomeração e, consequentemente, de proliferação viral. Desta forma, continuaremos dialogando de forma técnica. Respeito plenamente a ansiedade dos operadores particulares, mas a vida deve estar sempre em primeiro lugar”, reforçou.

REUNIÃO

Na última quinta-feira (30), representantes de escolas particulares se reuniram com Ricardo Sefer para apresentar as principais demandas do setor e solicitar o retorno das aulas presenciais na rede de ensino privado do Pará. O encontro ocorreu na sede da Procuradoria-Geral (PGE), em Belém, após protesto realizado pela União das Escolas Particulares do Pará, pela área comercial da capital, na quarta-feira (29).

“Eu tenho conversado, inclusive, com o Conselho Estadual de Educação e com as escolas particulares, que no momento em que se tenha certeza e tranquilidade de que os protocolos são suficientemente adequados para a retomada gradativa das aulas, que devamos iniciar pelos alunos que estão no terceiro ano, por conta do calendário do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que preocupa a todos, e não podemos prejudicar os alunos que estarão no Enem em janeiro de 2021”, concluiu o governador.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias