plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
MUNDO

Quilograma tem novo padrão matemático em vigor

Quanto vale um quilo? Um quilo continua a pesar um quilograma. Mas desde ontem (20) ela passou a ser definida de outra forma.  No ano passado, um conjunto de cientistas se reuniu em Versalhes, na França, para decretar a chamada “morte do quilograma”.  A

Quanto vale um quilo? Um quilo continua a pesar um quilograma. Mas desde ontem (20) ela passou a ser definida de outra forma.

No ano passado, um conjunto de cientistas se reuniu em Versalhes, na França, para decretar a chamada “morte do quilograma”.

A ideia não é que a unidade de medida deixe de existir. Mas o cilindro de platina e irídio que servia como padrão há 130 anos foi substituído.

Antes, o quilograma era calculado com base em um artefato físico conhecido como “Protótipo Internacional de Quilograma” (do inglês: IPK). Desde a convenção do ano passado, estabeleceu-se que a unidade de medida do quilo passaria a ser definida pela constante de Planck, assim chamado o número relativo à menor quantidade de energia possível. A fórmula matemática foi aprovada pela comunidade científica em novembro de 2018.

A substituição ocorreu devido às variações no padrão notadas pela comunidade científica, a solução encontrada foi substituir o objeto sólido pela fórmula matemática, considerada mais confiável.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo

Leia mais notícias de Mundo. Clique aqui!

Últimas Notícias