plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
MUNDO

Nasa detecta o primeiro terremoto em Marte; veja o vídeo!

A sonda robótica InSight, da Nasa, detectou e mediu o que cientistas acreditam ter se tratado de um terremoto em Marte, na primeira vez em que um provável tremor sismológico é registrado em um outro planeta, informou o Laboratório Jet Propulsion (JPL) na

A sonda robótica InSight, da Nasa, detectou e mediu o que cientistas acreditam ter se tratado de um terremoto em Marte, na primeira vez em que um provável tremor sismológico é registrado em um outro planeta, informou o Laboratório Jet Propulsion (JPL) na última terça-feira (23).

O avanço acontece cinco meses após o InSight, primeiro veículo espacial elaborado para estudar o interior profundo de um mundo distante, pousou na superfície de Marte para começar sua missão sismológica de dois anos no planeta vermelho. O leve tremor classificado por cientistas do JPL como um provável terremoto foi registrado no dia 6 de abril, no 128º dia marciano, ou sol, da sonda.

Cientistas ainda estão examinando os dados para determinar conclusivamente a causa do sinal, mas o tremor parece ter se originado de dentro do planeta, e não ter sido causado por forças externas, como o vento, afirmou o laboratório.

O tremor foi tão leve que um terremoto da mesma magnitude no sul da Califórnia passaria praticamente despercebido entre as dezenas de pequenos sinais sismológicos que ocorrem na região todos os dias, segundo o laboratório.

O tremor de 6 de abril se destacou em Marte uma vez que a superfície do planeta vermelho é extremamente calma em comparação com a da Terra.

(Com informações do portal Terra)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo

Leia mais notícias de Mundo. Clique aqui!

Últimas Notícias