plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
MUNDO

E agora? Catedral de Notre Dame abrigava 'Coroa de Jesus' e outras relíquias

A Catedral de Notre-Dame de Paris, tida como patrimônio mundial da humanidade desde 1991, sofreu um incêndio na segunda-feira (15), com perdas incalculáveis. Estrutura principal de Notre-Dame está salva, dizem bombeiros Catedral de Notre-Dame guarda r

A Catedral de Notre-Dame de Paris, tida como patrimônio mundial da humanidade desde 1991, sofreu um incêndio na segunda-feira (15), com perdas incalculáveis.

No local haviam inúmeros tesouros religiosos e artísticos, como vitrais, esculturas e pinturas.

Algumas das mais importantes, principalmente para os cristãos, são relíquias atribuídas a Jesus, como a coroa de espinhos que pode ter sido usada antes da crucificação; pedaços de madeira da cruz; e um prego do Santo Sepulcro (templo cristão em Jerusalém onde, segundo o cristianismo, aconteceu a crucificação e ressurreição de Jesus Cristo).

Além da coroa, que foi obtida pelo rei Luís IX em 1238 e conservada na catedral de Notre-Dame desde 1806, a túnica do próprio Luís IX, também foram salvas das chamas, segundo o reitor da catedral, o padre Patrick Chauvet.

A Notre-Dame também tem relíquias da padroeira de Paris, Santa Geneviève, e de São Denis. O monumento emblemático da França recebe anualmente 13 milhões de pessoas, é considerada uma obra-prima da arte gótica. A construção teve início no século 12 e durou mais de 200 anos.

Até o momento não há informações sobre mais itens, se conseguiram ser preservados ou destruídos pelo fogo. "Os danos serão imensos", disse Emmanuel Grégoire, adjunto da prefeita de Paris, Anne Hidalgo.

Tesouro arquitetônico

As causas do incêndio, que começou na parte superior da catedral, são desconhecidas, mas podem estar ligadas a obras de renovação no local. O fogo destruiu dois terços do telhado da catedral.

A fachada do lado oeste (entrada principal), foi construída entre os anos de 1200 e 1250, e seus cinco portões são apontados como um tesouro de arquitetura.

O portão esculpido com cenas do Juízo Final, na entrada, e também decorado com estátuas dos apóstolos, é o principal da catedral.

O órgão da catedral é outro tesouro. Existem três. O mais importante é o grande órgão, do século 15, fabricado com mais de oito mil tubos e classificado como um instrumento excepcional por sua potência e qualidade de som. Ele fica na parte superior da catedral.

O grande órgão foi conservado na Revolução Francesa em virtude de interpretações de músicas patrióticas inspiradas no hino nacional.

(Com informações da BBC Brasil)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo

Leia mais notícias de Mundo. Clique aqui!

Últimas Notícias