plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
MUNDO

As fascinantes descobertas no Buraco Azul de Belize, o maior sumidouro do mundo

O Buraco Azul de Belize é um dos lugares mais procurados por mergulhadores e cientistas que estudam os oceanos. Em meio a águas turquesas, esse círculo azul escuro parece um portal para outra dimensão. Localizado a 64 quilômetros da costa, com 300 metr

O Buraco Azul de Belize é um dos lugares mais procurados por mergulhadores e cientistas que estudam os oceanos. Em meio a águas turquesas, esse círculo azul escuro parece um portal para outra dimensão.

Localizado a 64 quilômetros da costa, com 300 metros de largura e 125 metros de profundidade, é considerado o maior sumidouro do mundo - um grande buraco, formado quando o solo desmorona.

É um "espaço interior planetário", na definição de Richard Branson, um magnata que financiou uma expedição ao Buraco Azul de Belize, em dezembro. O que fizeram os pesquisadores e por que o interesse por esse local é tão grande?

Submarino investiga as profundezas do Buraco Azul de Belize - imagem é toda escura, só é possível ver a luz do submarino iluminando pedaços de estalactites e refletindo de volta no equipamento

No fundo do Buraco Azul não há nem luz nem oxigênio. Foto: Aquatica

Uma foto do passado

O sumidouro fica no meio da Barreira de Corais de Belize, a segunda maior do mundo.

Uma das primeiras pessoas a explorar o local foi Jacques Cousteau, na década de 1960. Agora, seu neto Fabien Cousteau, juntamente com um grupo de expedicionários, utilizou submarinos de alta tecnologia para observar detalhes até então desconhecidos do Buraco Azul.

Há dezenas de milhares de anos, esse sumidouro era terra firme. Mas com o aumento do nível do mar, após o fim das glaciações, acabou ficando submerso.

"Foi como ver uma fotografia do passado", falou Bryan Price, um dos exploradores da empresa Aquatica, que construiu os submarinos utilizados na missão. "Pudemos ver como era o lugar quando não estava coberto pela água".

Submarino na superfície do mar, ao lado de um barco

A exploração foi realizada em submarinos como esse. Foto: Aquatica

Um dos pontos que mais surpreendeu os pesquisadores foi uma área que recebeu o nome de "catedral", cheia de estalactites que ainda não haviam sido observados em detalhes.

Os pesquisadores identificaram que o Buraco Azul está dividido em três camadas, cada uma com características diferentes. A mais superficial é cristalina como as águas típicas do Caribe. Mas, à medida que aumenta a profundidade, "é como passar por nuvens ou fumaça", explica Price.

Na terceira camada, mais profunda, quase não há luz nem oxigênio. Ali, a expedição observou espécies preservadas.

Submarino investiga as profundezas do Buraco Azul de Belize - imagem é toda escura, só é possível ver a luz do submarino iluminando pedaços de estalactites e refletindo de volta no equipamento

Submarinos observaram estalactites nas profundezas do Buraco Azul. Foto: Aquatica

No interior do sumidouro

"No sumidouro em si não há muita vida, porque não há muita troca de água", explica Price. No entanto, a expedição pode observar alguns tubarões.

Além disso, os exploradores coletaram informações que foram compartilhadas com as autoridades de Belize e com a comunidade científica. Um mapa 3D do Buraco Azul foi criado.

Segundo Price, foi gratificante ver que o sumidouro está bem preservado, sem sinais de contaminação. Esse é, inclusive, um dos objetivos da missão: saber como conservar essa maravilha. "A gente protege o que ama e não pode saber o que ama a menos que o compreenda", conclui Price.

Submarino descendo pelo Buraco Azul de Belize, ainda em local com águas claras e vegetação aquática

Exploradores dizem que o Buraco Azul está bem preservado. Foto: Aquatica

(BBC Brasil)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo

Leia mais notícias de Mundo. Clique aqui!

Últimas Notícias