Notícias / Mundo

FAZ SENTIDO?

Trump se encontra com Kim e elogia ditador: 'Grande líder'

Quarta-Feira, 27/02/2019, 22:11:18 - Atualizado em 27/02/2019, 22:11:18 Ver comentário(s)

EDIÇÃO ELETRÔNICA

Trump se encontra com Kim e elogia ditador: 'Grande líder' (Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (27) que o ditador norte-coreano, Kim Jong-un, é um "grande líder" e que a Coreia do Norte tem "um futuro tremendo", em declarações em Hanói, no Vietnã, no início da segunda cúpula entre os dois países.
No hotel Metropole, onde o encontro ocorre, os dois líderes se cumprimentaram com apertos de mãos e posaram para fotos sorrindo.
"Eu acho que o seu país tem um potencial econômico tremendo", disse Trump, olhando para Kim. "Eu acho que vocês têm um futuro tremendo para o seu país, você é um grande líder", continuou. "Nós vamos ajudar isso a acontecer."
Já Kim afirmou que a segunda cúpula só aconteceu graças à "corajosa decisão política" de Trump.
A Casa Branca anunciou que Trump e Kim vão assinar um acordo conjunto no segundo dia do encontro. Não foi divulgado o teor do documento.
Após jantar com o ditador norte-coreano nesta quarta, o presidente americano tuitou que foi um "grande encontro", com "diálogo muito bom".
Se a reunião for bem-sucedida, a Coreia do Norte pode aceitar que inspetores entrem em áreas nucleares do país asiático. Kim também pode concordar em fechar o centro de pesquisa nuclear de Yongbyon.
Os EUA querem a Coreia do Norte mostre um planejamento de como pretende abrir mão de suas armas nucleares.
Já os EUA poderiam dar passos na direção de estabelecer relações diplomáticas formais, ou concordar em encerrar formalmente a Guerra da Coreia (1950-53).

(Fonte: FolhaPress)





Comentários

Destaques no DOL