plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

Em forma de 'dragão', fenômeno raro é registrado pela Nasa e intriga cientistas

A Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) registrou um fenômeno extremamente raro no céu da Islândia, no início deste mês: uma enorme aurora em formato de dragão, que apareceu durante um período atípico e que intrigou cientistas. O fenômeno foi causad

A Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) registrou um fenômeno extremamente raro no céu da Islândia, no início deste mês: uma enorme aurora em formato de dragão, que apareceu durante um período atípico e que intrigou cientistas.

O fenômeno foi causado por partículas emitidas pelo Sol que se chocaram com a atmosfera e exibiram o espetáculo de luz. Quando algumas dessas partículas solares atingiram a atmosfera terrestre, entraram em contato com átomos que emitiram luz e formaram a aurora em formato de dragão.

A Nasa informou ainda que o fenômeno é atípico porque apareceu durante um período de baixa atividade das manchas solares.

See Explanation.  Clicking on the picture will download
the highest resolution version available.

"Isso significa que o Sol não está emitindo tantas partículas carregadas ou 'vento solar', como normalmente faz. Nenhuma mancha foi registrada no Sol até fevereiro, o que tornou os vários dias de atividades da aurora este mês surpreendentes", afirmou a agência espacial, em um comunicado.

As auroras geralmente são silenciosas quando observadas da Terra, embora algumas pessoas tenham relatado ouvir sons de estalo ou ruído ao olhar para as luzes do norte.

Os cientistas detectaram sons de "aplausos" feitos pelas auroras, mas estes só podem ser ouvidos a cerca de 70 metros da superfície da Terra, o que significa que a maioria das pessoas não ouvirá nada enquanto testemunham o fenômeno.

(Com informações do portal Extra)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias