plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

Criança de 7 anos morre desidratada após ser detida na fronteira dos EUA

Uma menina de sete anos morreu na semana passada após ser detida pela polícia dos Estados Unidos. A criança cruzou a fronteira junto com seu pai e um grupo de imigrantes. Segundo os agentes fronteiriços, ela havia passado vários dias sem água e comida e n

Uma menina de sete anos morreu na semana passada após ser detida pela polícia dos Estados Unidos. A criança cruzou a fronteira junto com seu pai e um grupo de imigrantes. Segundo os agentes fronteiriços, ela havia passado vários dias sem água e comida e não resistiu aos ferimentos.

O grupo onde estava a menina se entregou aos agentes de segurança no último dia 6, após atravessarem uma zona desértica de mais de 250 quilômetros, no Novo México. Nesta zona desértica, as temperaturas nesta época do ano baixam a zero grau durante a noite.

Cerca de oito horas depois de ser detida, a menina começou a sentir enjoos. O relatório da polícia citado pelo Post diz que a emergência aconteceu às 6h25 (hora local). Segundo um comunicado da corporação, a menor “não tinha comido nem bebido água durante vários dias”. Quando chegaram os serviços de emergência, tinha 40,9 graus de febre.

A menina foi levada de helicóptero de Lordsburg até um centro médico de El Paso, onde sofreu uma parada cardíaca, mas foi ressuscitada, segundo o jornal. “Entretanto, a menina não se recuperou e morreu no hospital menos de 24 horas depois de sua internação.” O pai se encontra em El Paso. A CBP (polícia de fronteira dos EUA) abriu um inquérito para verificar se todos os protocolos foram seguidos.

As cifras de detenções na fronteira dos Estados Unidos subiram significativamente em 2018 com relação ao ano passado, quando houve uma redução sem precedentes logo depois da posse de Donald Trump na presidência. A maior parte desse aumento se deve à chegada de famílias com crianças. Em todo o ano fiscal de 2018 (de setembro a setembro), foram detidas quase 400.000 pessoas. Só em outubro e novembro já foram detidas mais de 100.000 pessoas.

O aumento nas chegadas de famílias levou o Governo de Trump a uma política radical que incluiu separar crianças migrantes dos seus pais, como forma de dissuasão. A reação social contra essa prática o obrigou a cancelá-la poucos dias depois, além de atrair um escrutínio sobre as condições de detenção dos migrantes irregulares ao longo da fronteira sul do país.

(Fonte: El País)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias