plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

Los Angeles remove estátua de Colombo: 'Responsável por um genocídio'

A estátua do navegador do séc. XV Cristóvão Colombo foi retirada do Grand Park, no centro de Los Angeles, após 45 anos. A remoção do monumento faz parte de um conjunto de medidas da cidade, a começar em 2017, quando substituiu o feriado do Dia de Colombo

A estátua do navegador do séc. XV Cristóvão Colombo foi retirada do Grand Park, no centro de Los Angeles, após 45 anos.

A remoção do monumento faz parte de um conjunto de medidas da cidade, a começar em 2017, quando substituiu o feriado do Dia de Colombo pelo Dia dos Povos Indígenas na cidade, para homenagear os povos nativos da América. Trata-se de uma cruzada contra os símbolos da época dos Descobrimentos, que para muitos são representações de ódio, de opressão e de discriminação racial.

A ex-secretária de Comércio e atual membro do conselho do supervisão de Los Angeles, Hilda Solis, classificou o monumento como um símbolo "de um capítulo manchado da história, que romantiza a expansão dos impérios europeus e a exploração de recursos naturais e de seres humanos”.

“Minimizar – ou pior, ignorar – a dor dos nativos de Los Angeles é um mau serviço à verdade. A remoção da estátua de Colombo do Grand Park é um ato de justiça e de reparação que honra e aceita o espírito resiliente dos habitantes nativos do nosso condado. Com a sua remoção, começamos um novo capítulo da nossa história, onde aprendemos com os erros do passado, para que não os repitamos”, acrescentou Solis em comunicado.

O vereador Mitch O'Farrell, descendente da tribo Wyandotte de Oklahoma e responsável pelas medidas, considera que a remoção da estátua “é um passo natural no processo de eliminação da falsa narrativa que Cristóvão Colombo descobriu a América”, e que a “sua imagem não devia ser celebrada em lado nenhum”.

“Colombo foi responsável por atrocidades e as suas acções levaram ao pior genocídio registado”, disse o vereador, em comunicado.

Os vereadores de Los Angeles, O'Farrell e Solis, têm trabalhado em colaboração com as organizações indígenas locais para remover a estátua e decidir o que vai substituir o monumento. De acordo com Rudy Ortega, presidente da Los Angeles City/County Native American Indian Commission e da Fernandeño Tataviam Nation, a eliminação da estátua permitirá reconhecer e honrar os nativos americanos de Yaangna – a Los Angeles de hoje.

(Fonte: El País)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias