plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

Acidente em escalada no Himalaia deixa nove mortos

Uma avalanche causou a morte de nove pessoas, cinco alpinistas sul-coreanos e quatro guias nepaleses, em um acampamento onde as vítimas estavam, na base do monte Gurja Himal, na cordilheira do Himalaia, no Nepal. Eles faziam parte de um grupo que estava e

Uma avalanche causou a morte de nove pessoas, cinco alpinistas sul-coreanos e quatro guias nepaleses, em um acampamento onde as vítimas estavam, na base do monte Gurja Himal, na cordilheira do Himalaia, no Nepal. Eles faziam parte de um grupo que estava em uma expedição de escalada no local. De acordo com um socorrista, as vítimas morreram depois que um grande bloco de gelo caiu provocando fortes ventos que os lançou contra um penhasco.

Esse já é considerado o pior desastre do tipo a acontecer no Nepal desde 2015, quando 18 alpinistas morreram em uma avalanche provocada por um grande terremoto na base do Monte Everest.

A equipe que tentava escalar o Monte Gurja, um pico de 7.193 metros, era liderada por Kim Chang-ho, veterano de escaladas que havia atingido recordes de velocidade em 14 das maiores montanhas do mundo.

Um funcionário de resgate da companhia de helicópteros privada que atuou no trabalho de recuperação de corpos afirmou que o acidente pode ter ocorrido na quinta (11) ou sexta-feira (12). Ainda segundo Suraj Paudayl, os corpos estavam espalhados por uma ampla área nas montanhas.

Leia mais

"Alguns corpos estavam do lado de um penhasco, enquanto outros estavam no desfiladeiro", disse Paudyal, um dos primeiros a chegar ao local, acrescentando que a área só foi alcançada com o lançamento de uma corda de 100 metros do helicóptero e com a utilização de cintos especiais.

"Um enorme bloco de gelo, de prováveis 100 metros de altura, provavelmente caiu da montanha em um desfiladeiro, enviando fortes ventos que atingiram o acampamento, jogaram os alpinistas de um penhasco para dentro de um barranco", disse Paudyal à Reuters nesta segunda-feira.

As autoridades do Nepal disseram não ter informações sobre o incidente, que aconteceu em uma área remota. Os corpos dos sul-coreanos serão liberados após a realização de exames, afirmou Surendra Thapa, autoridade do Ministério de Turismo.

(Com informações do Extra)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias