plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

Brasil é o país com mais mortes causadas por armas de fogo em todo o planeta

Seis países das Américas concentram metade das mortes causadas por armas de fogo em todo o mundo, e o Brasil amarga a liderança dessa lista. Mais de 250 mil pessoas morreram por ferimentos causados por esse tipo de disparo, considerando apenas o ano de 2

Seis países das Américas concentram metade das mortes causadas por armas de fogo em todo o mundo, e o Brasil amarga a liderança dessa lista.

Mais de 250 mil pessoas morreram por ferimentos causados por esse tipo de disparo, considerando apenas o ano de 2016. O estudo foi publicado na terça-feira (28) e conduzido por pesquisadores da Universidade de Washington, nos EUA.

Das mortes por armas de fogo registradas no ano passado em todo o mundo, foram contabilizadas cerca de 43 mil mortes somente no Brasil. Estados Unidos, México, Colômbia, Venezuela e Guatemala são as outras nações americanas entre as 10 primeiras colocadas. Os seis, juntos, responderam por quase 127 mil mortes – ou 50,7% desse tipo de óbito.

Veja a lista dos 10 países com o maior número de mortes:

Brasil – 43 mil

Estados Unidos – 37.200

Índia – 26.500

México – 15.400

Colômbia – 13.300

Venezuela – 12.800

Filipinas – 8.020

Guatemala – 5.090

Rússia 4.380

Afeganistão – 4.050

A pesquisa "A mortalidade global por armas de fogo, 1990-2016" foi divulgada no Jama (Journal of the American Medical Association) e considera homicídios, suicídios e ferimentos acidentais causados por armas de fogo, em pessoas de ambos os sexos, de 195 países diferentes. Mortes em conflitos de guerra e terrorismo, execuções e tiroteios não foram incluídas nas estimativas totais. Mesmo assim, o relatório faz questão de ressaltar que as mortes por armas de fogo superaram os óbitos provocados por conflitos de guerra e terrorismo.

"O estudo confirma o que muitos vêm reivindicando há anos – que a violência armada é uma das maiores crises de saúde pública do nosso tempo", explicou o Dr. Mohsen Naghavi, um dos autores da pesquisa e professor de saúde global do Instituto de Medição e Avaliação da Saúde da Universidade de Washington. "Não há antídotos simples para resolver este problema de saúde. A tragédia de cada morte relacionada a armas de fogo continuará até que líderes razoáveis ​​e razoáveis ​​se unam para resolver o problema", afirmou à revista científica EurekAlert!.

Os pesquisadores perceberam que as causas e os padrões variam de país para país. Em 2016, os homicídios responderam por 64% das mortes por armas de fogo, suicídios por 27% e acidentes por 9%. No México e no Brasil, por exemplo, boa parte dos homicídios estão associados ao tráfico de drogas, manufatura e venda das armas e a comercialização ilegal de dispositivos vindos dos EUA.

Outro dado que chama a atenção é que 87% (ou 218,9 mil) das mortes por armas de fogo foram de homens, dos quais 34,7 mil tinham entre 20 e 24 anos. "Essas descobertas mostram que a mortalidade é desproporcionalmente alta entre os homens. Este estudo é importante para a formulação de políticas em níveis nacional e global", disse o Dr. Christopher Murray, também autor da pesquisa.

(Fonte: The Guardian)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias