plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

Fotos 'fakes' sobre crianças separadas dos pais viralizam

Nos últimos dias, circulou uma foto pelas redes sociais de crianças e adolescentes sendo separados dos pais e detidos em jaulas como crítica à política de imigração do governo Trump. Porém, nem todas as imagens são recentes, apesar de abordar o mesmo tema

Nos últimos dias, circulou uma foto pelas redes sociais de crianças e adolescentes sendo separados dos pais e detidos em jaulas como crítica à política de imigração do governo Trump. Porém, nem todas as imagens são recentes, apesar de abordar o mesmo tema.

Donald Trump tem intensificado as regras para conter o fluxo de imigrantes que tentam atravessar a fronteira ilegalmente. A medida faz parte de uma política de tolerância zero adotada pela administração norte-americana. Estima-se que cerca de 2 mil crianças já foram separadas de seus pais, só na atual gestão.

As imagem acima mostra duas garotas assistindo a um jogo da Copa do Mundo de 2014, no centro de detenção do Arizona

Com a intenção de criticar as medidas de Trump, algumas imagens feitas em 2014, durante o governo Obama, circularam pelas redes sociais como se tivessem sido registradas há pouco tempo.

Porém, o caso de 2014 foi diferente. As crianças presas em estruturas que parecem jaulas foram pegas tentando atravessar a fronteira sozinhas. Elas não tinham sido separadas dos pais e estavam à disposição da justiça no Centro de Alfândega e Colocação de Proteção de Fronteira nos EUA, no Arizona.

Outra imagem é de um pequeno garoto, chorando, dentro de algo que parece uma gaiola. A fotografia é fora do contexto, pois remete a um protesto, feito no dia 10 de junho, contra a política de imigração do governo Trump, no Dallas.

Em outra imagem, aparece o mesmo garoto correndo, enquanto outras crianças protestam com cartazes que apelam à Casa Branca para que “pare de separar famílias”.

Segundo o portal português Jornal de Notícias, Leroy Pena, organizador da manifestação, foi quem publicou a fotografia. Ele admitiu mais tarde que a imagem era enganosa, mas que a situação “é real”, escreveu no Twitter.

No entanto, segundo o organizador do protesto, a imagem não é verídica, mas expressa o que está a acontecer com as crianças imigrantes que estão sendo separadas dos pais. O menino foi colocado dentro da grade e não sabia como sair. Ele nem sabia o que estava acontecendo e chorou quando viu a mãe.

Apesar de algumas imagens não serem atuais, elas podem servir para descrever como funciona a política de imigração atual, que teve regras intensificadas no governo Trump.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias