plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

Áudio mostra choro e desespero das crianças separadas dos pais por Trump. Ouça!

Separadas dos pais ainda na fronteira e gritando em prantos “mamãe!” e “papai!”. É esta a situação das crianças que estão retidas desde a semana passada num galpão na cidade do Texas, na fronteira entre os Estados Unidos e o México. A situação de desespe

Separadas dos pais ainda na fronteira e gritando em prantos “mamãe!” e “papai!”. É esta a situação das crianças que estão retidas desde a semana passada num galpão na cidade do Texas, na fronteira entre os Estados Unidos e o México.

A situação de desespero chocou o mundo, principalmente após um áudio de cerca de sete minutos ser divulgado pela organização norte-americana de jornalismo de investigação ProPublica.

“Bem, temos aqui uma orquestra”, brinca um dos agentes da patrulha fronteiriça do Estados Unidos, enquanto as crianças choram e gritam pelos pais. “O que falta é um maestro”, ainda completa.

“Mamãe!”, “Papai!”, se ouve por entre gritos e choros de outras crianças, conversas de funcionários consulares e agentes.

Ao todo, são mais de 2.300 crianças (pelo menos uma centena delas com menos de quatro anos) que foram retiradas dos pais desde abril, quando a administração Trump ordenou uma política de “tolerância zero”, com o objetivo de desencorajar a imigração sem documentos. Enquanto os pais que tentam entrar no país são detidos e levados para penitenciárias, as crianças ficam retidas em armazéns nas fronteiras, dormindo em tendas e até em gaiolas.

“É completamente errado separar as crianças das suas famílias em qualquer situação e sobretudo quando estão em sofrimento, como quem está a fugir da violência e da repressão, como é o caso das pessoas na América Central”, disse à BBC o alto comissário para os Refugiados das Nações Unidas, Filippo Grandi. “Portanto avisamos o governo dos Estados Unidos de que esta não é a forma correcta de lidar com este fenómeno de pessoas que procuram asilo do outro lado da fronteira.”

TRUMP EXPLICA

Na segunda-feira (18), Trump disse que não iria tolerar que os Estados Unidos se tornassem num campo de migração e agora partilhou uma série de tweets em que diz que “sem fronteiras, não há país” e oferece explicações para o que se vive na fronteira: “Temos sempre de deter as pessoas que tentam entrar no país de forma ilegal. Das 12 mil crianças, 10 mil estão sendo enviadas pelos pais numa viagem muito perigosa, e só 2000 estão viajando com os pais, sendo que muitos deles já tentaram entrar no nosso país em várias ocasiões”.

“Também quero ir embora”, ouve-se uma criança no clipe de som. “Não quero que eles mandem parar o meu pai”, sussurra outra criança, em espanhol. “Não quero que eles o deportem”. “Vai ligar para a minha tia para que ela me possa vir buscar?”, pergunta uma menina de seis anos originária de El Salvador a uma funcionária, dizendo que sabe o número de cor. “Para que depois a minha mãe possa vir o mais rápido possível”, acrescenta.

A ProPublica conseguiu falar com a tia da criança, que diz estar chocada com toda a situação: “Foi o momento mais difícil da minha vida. Ela estava chorando e me implorando que a fosse buscar. E dizia ‘eu prometo que me vou comportar bem, mas por favor me tira daqui. Estou sozinha’”. Mais difícil ainda era o sentimento de impotência, conta, já que não podia ir buscar a sobrinha porque também tinha entrado de forma ilegal nos Estados Unidos há dois anos.

“Eu sei que ela não é uma cidadã americana”, disse a tia sobre a sua sobrinha. “Mas é um ser humano. É uma criança. Como é que a podem tratar assim?”

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias