Notícias / Mundo

SAÚDE

OMS classifica vício em vídeo-game como doença mental

Segunda-Feira, 18/06/2018, 20:02:53 - Atualizado em 18/06/2018, 20:51:23 Ver comentário(s)

EDIÇÃO ELETRÔNICA

OMS classifica vício em vídeo-game como doença mental (Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

A Organização Mundial de Saúde (OMS) incluiu pela primeira vez o vício em vídeo game como um transtorno de saúde mental. O distúrbio, agora classificado como doença, foi publicado na nova edição da Classificação Estatística Internacional de Doenças, nesta segunda-feira (18).

O vício em games passa a ser considerado como um transtorno mental caso ultrapasse um período superior a 12 meses, em que se dá cada vez mais importância aos jogos, mesmo com consequências negativas (falta de sono, irritabilidade, exclusão de outras atividades do dia-a-dia).

“Ter um distúrbio [no manual] é algo que os países tomam em consideração quando planejam estratégias de saúde pública e monitorizam tendências com distúrbios”, informa o comunicado da OMS sobre a mudança que tinha sido anunciada no começo do ano.

nova edição da classificação de doenças – que chega mais de uma década depois da última revisão – entra em vigor no dia 1 de Janeiro de 2022. Até lá, os vários países devem preparar traduções e treinar profissionais de saúde para trabalhar com as mudanças. O manual é considerado a base para identificar tendências e estatísticas sobre doenças em todo o mundo por definir um código universal.

(Fonte: Reuters)





Comentários

Destaques no DOL