plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

Governo das Filipinas quer dar armas para quem quiser combater ao crime

O Ministério do Interior das Filipinas anunciou planos para fornecer armas de fogo gratuitas para aproximadamente 42.000 líderes comunitários, a fim de intensificar a batalha estatal contra as drogas e o crime, que continua a atrair a ira dos defensores d

O Ministério do Interior das Filipinas anunciou planos para fornecer armas de fogo gratuitas para aproximadamente 42.000 líderes comunitários, a fim de intensificar a batalha estatal contra as drogas e o crime, que continua a atrair a ira dos defensores dos direitos humanos.

A decisão de fornecer armas de fogo para os líderes comunitários — conhecidos localmente como capitães barangay — foi anunciada pelo ministério na quarta-feira. As localidades barangay das Filipinas variam em tamanho e podem ser descritas como distritos ou bairros.

A principal condição para adquirir uma arma para os capitães barangay é estar disposto a combater o crime e a não se envolver em atividades ilícitas. As referidas armas serão fornecidas gratuitamente ou o Estado subsidiará uma compra privada da arma de escolha de um capitão.

"A condição é que o capitão lute contra drogas e crime. Se ele for conivente com criminosos, ele pode ser o único a ser atacado", disse à Agência Reuters o subsecretário do Departamento de Interior, Martin Dino, que supervisiona os barangays do país.

Na terça-feira, o presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, afirmou que estava considerando dar as armas aos capitães barangay. Na semana passada ele prometeu fornecer a mesma proteção legal que os policiais, afirmando que eles "nunca irão para a cadeia" se eles matarem suspeitos de crimes. Ao mesmo tempo, o homem forte das Filipinas acusou repetidamente alguns funcionários da comunidade de estarem envolvidos no tráfico de drogas ilícitas.

A decisão de armar os capitães barangay foi condenada pelas figuras da oposição do país, que expressaram temores de que poderia levar à violência generalizada e efetivamente transformar as Filipinas em um "oeste selvagem".

E, você, o que acha?

(Com informações do portal Sputinik)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias