plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

Trump desfaz acordo com Irã e promete castigar país economicamente

Donald Trump desfez mais uma chance de estabilidade e paz nas relações entre Estados Unidos e Irã. O presidente norte-americano anunciou nesta terça-feira (08) que retomará a impor sanções econômicas contra o Irã e retirará seu país do acordo internaciona

Donald Trump desfez mais uma chance de estabilidade e paz nas relações entre Estados Unidos e Irã. O presidente norte-americano anunciou nesta terça-feira (08) que retomará a impor sanções econômicas contra o Irã e retirará seu país do acordo internacional concebido para impedir Teerã de enriquecer urânio suficiente para fazer uma bomba atômica.

A decisão deve aumentar o risco de um conflito no Oriente Médio, frustrar os aliados europeus dos EUA e prejudicar os suprimentos globais de petróleo.

“Estou anunciando hoje que os Estados Unidos se retirarão do acordo nuclear com o Irã”, disse Trump na Casa Branca. “Em alguns momentos assinarei um memorando presidencial para começar a restaurar sanções econômicas dos EUA contra o regime iraniano. Instituiremos o nível mais alto de sanções econômicas.”

O pacto de 2015, negociado pelos EUA, cinco potências mundiais e o Irã, amenizou sanções impostas a Teerã em troca da limitação do programa nuclear iraniano.

Trump afirma que o acordo, a principal conquista de política externa de seu antecessor, Barack Obama, não aborda a questão dos mísseis balísticos do Irã, suas atividades nucleares depois de 2025 nem seu papel nos conflitos da Síria e do Iêmen.

Teerã descartou renegociar o pacto e ameaçou retaliar, embora não tenha dito exatamente como, se Washington o rompesse.

A renovação das sanções tornará muito mais difícil para o regime vender seu petróleo no exterior ou utilizar o sistema bancário internacional.

(Fonte: Reuters)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias