plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

Erupção e avalanche deixam pelo menos 14 feridos no Japão

Pelo menos 14 pessoas ficaram feridas em uma estação de esqui do centro do Japão nesta terça-feira (23), após a erupção de um vulcão e uma avalanche de neve que ocorreram quase simultaneamente. A informação é da Agência EFE. Por volta das 10h (hora local

Pelo menos 14 pessoas ficaram feridas em uma estação de esqui do centro do Japão nesta terça-feira (23), após a erupção de um vulcão e uma avalanche de neve que ocorreram quase simultaneamente. A informação é da Agência EFE.

Por volta das 10h (hora local) foi registrada a erupção do vulcão Kusatsu Shirane, localizado na província de Gunma. Quase ao mesmo tempo aconteceu uma avalanche na vizinha estação de esqui de Kusatsu, informou a Agência Meteorológica do Japão.

Pelo menos oito pessoas que haviam se refugiado nas instalações da estação ou se encontravam nos elevadores das pistas ficaram feridas pelas pedras projetadas pela erupção, e cinco delas estão em estado grave.

Além disso, seis soldados das Forças de Autodefesa (Exército) do Japão ficaram feridos ao serem soterrados pela avalanche na estação de esqui, onde realizavam treinamentos, afirmou o Ministério da Defesa.

A polícia e os bombeiros resgataram os militares, enquanto a emissora estatal NHK informou sobre a busca por outra pessoa que teria desaparecido na região, o que não foi confirmado pelas autoridades.

A Agência Meteorológica detectou a fumaça que sai do vulcão logo no início da manhã e os tremores vulcânicos, mas não teve tempo de ativar o alerta.

O governo regional acredita que a erupção e os tremores desencadearam a avalanche, e além disso, informou que as pedras e outros detritos que emanavam do vulcão chegaram a voar mais de um quilômetro, causando danos em edifícios e teleféricos da estação de esqui.

Imagens de vídeo captadas pelo escritório de turismo local mostram a coluna de fumaça e cinzas sobre o vulcão, assim como as pedras lançadas pela erupção.

No momento da catástrofe havia aproximadamente 100 esquiadores na estação. A maioria se refugiou em um edifício, que também ficou danificado pela avalanche e erupção. Todos foram retirados pelas autoridades.

A Agência Meteorológica do Japão elevou o nível de alerta vulcânico de 2 para 3, que recomenda não se aproximar do vulcão.

As autoridades japonesas tentam esclarecer se a explosão no vulcão desencadeou a avalanche. O governo convocou uma reunião de emergência para analisar a situação e coordenar os trabalhos de resgate.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias