plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

Doença causada pela Salmonella dizimou civilização asteca

A chegada europeia aos territórios latino-americanos durante o século 16 não se resumiu apenas à violência empregada pelos conquistadores: junto das armas e da imposição religiosa, portugueses e espanhois trouxeram novas doenças que dizimaram as populaç

A chegada europeia aos territórios latino-americanos durante o século 16 não se resumiu apenas à violência empregada pelos conquistadores: junto das armas e da imposição religiosa, portugueses e espanhois trouxeram novas doenças que dizimaram as populações nativas de diferentes territórios americanos.

Um dos momentos mais dramáticos da conquista europeia aconteceu no território que atualmente compreende o México: em apenas cinco anos, a civilização asteca foi praticamente extinta por uma doença que matou 15 milhões de pessoas — aproximadamente 80% da população.

Chamada de "cocoliztli" ("peste" na língua asteca), a doença era responsável por febres, dores de cabeça e sangramentos nos olhos, boca e nariz. Após quase 500 anos, uma pesquisa conduzida por cientistas mexicanos, alemães e norte-americanos foi capaz de determinar o motivo que levou a esse mortícinio. De acordo com estudo publicado na revista Nature, Ecology & Evolution, a epidemia foi causada por um surto de febre entérica, doença causada por um tipo da bactéria Salmonella que foi trazida pelos conquistadores europeus.

Leia mais:
+ Torre com cerca de 700 crânios astecas é achada na Cidade do México
+ Templo pré-colombiano encontrado no México representa modelo do Universo

Para chegar à essa conclusão, os cientistas analisaram restos mortais de astecas enterrados na região de Oaxaca, no sul mexicano, e que teriam morrido durante a epidemia — entre 1545 a 1550. Dos 29 esqueletos submetidos a testes, dez possuíam uma das variedades da bactéria, responsável pela febre entérica.

Como as populações locais não tinham entrado contato com essas variedades de vírus e bactérias, o sistema imunológico não estava preparado para combater os novos agentes causadores de doenças. Epidemias causadas por enfermidades trazidas pelos europeus também foram responsáveis pela morte de milhares de indígenas em diferentes territórios, como o Brasil.

Considerada uma das civilizações mais organizadas que foram constituídas na América antes do período das Grandes Navegações, no século 16, os astecas foram subjulgados pelas tropas espanholas após a conquista da capital Tenochtitlán — atual Cidade do México — em 1521.

Curte o conteúdo da GALILEU? Tem mais de onde ele veio: baixe o app da Globo Mais para ver reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode assinar a revista, por R$ 4,90 e baixar o app da GALILEU.

Fonte: Revista Galileu

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias