plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

Conheça os 5 lugares do mundo onde se pode começar uma terceira guerra mundial, em 2018

Ultimamente, voltou à tona o medo de uma possível terceira guerra mundial. Houveram diminuições de conflitos, em algumas áreas, porém se intensificaram em outras. Além das terras conflituosas, há também os países que ameaçam, principalmente os Estados Uni

Ultimamente, voltou à tona o medo de uma possível terceira guerra mundial. Houveram diminuições de conflitos, em algumas áreas, porém se intensificaram em outras. Além das terras conflituosas, há também os países que ameaçam, principalmente os Estados Unidos e seus aliados, como a Coréia do Norte, com seus testes nucleares.

O professor Robert Farley, norte-americano, especialista em assuntos de defesa e segurança nacional, elaborou uma lista com cinco regiões, ao redor do mundo, onde pode começar um conflito de proporções mundiais, em 2018.

Confira!

1 – Coréia do Norte

O país asiático é o primeiro na lista de Farley. Na opinião do professor, esse país se envolveu na pior crise geopolítica da modernidade. Ele argumenta que a falta de cálculos, tanto por parte de Pyongyang quanto dos EUA, o conflito pode evoluir para uma guerra. Japão e China poderão estar envolvidos.

2 – Taiwan

O diplomata chinês Li Kexin anunciou que Pequim “vai reunificar Taiwan” pela força militar, quando os navios norte-americanos chegarem à costa da península. A China já aumentou a presença militar na região e tem provocado descontentamento por parte dos EUA.

A região é muito utilizada pela indústria norte-americana. Washington continua exportando armas para Taiwan.

3 – Ucrânia

Há pouco tempo ainda estava em alta, na mídia, os conflitos na região da Ucrânia. Apesar das pertinentes notícias sobre os conflitos terem ‘sumido’ um pouco dos noticiários, a situação ainda continua tensa, lá.

O cessar fogo é constantemente violado, enquanto protestos em Kiev e a ‘história inédita’ em torno Mikhail Saakashvili põem em questão a estabilidade do atual governo ucraniano.

Para o professor, o fracasso do governo de Kiev pode acarretar uma série de consequências capazes de agravar a situação da região.

4 – Flanco Sul da Otan

Para Farley, a região mais tensa, no Flanco Sul, é a Turquia. Ele diz que o afastamento entre Ancara e a União Europeia junto com os EUA e a aproximação turca de Moscou indica fortes mudanças sérias no equilíbrio de forças, na área.

5 - Golfo Pérsico

O último local citado na seleção feita pelo analista tem fortes indícios para que comece uma nova guerra mundial, dada a confrontação entre Arábia Saudita e Irã. Ele diz que a área é famosa e já abrigou diversos conflitos, mas nunca um a nível ‘mundial’.

"Entretanto, Riad deixou claro que está disposto a construir uma coalizão diplomática e militar contra o Irã e, talvez, até incluir Israel nela. Em uma altura em que a Rússia volta a defender suas posições na região, é bem triste imaginar como tudo isso pode se transformar em uma confrontação de duas superpotências", resume Farley.

(Com informações de Sputnik)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias