plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

Cientistas descobrem buraco negro 800 milhões de vezes maior que o sol

O buraco negro mais antigo e mais distante de que há registro foi descoberto por uma equipe de investigadores do Instituto de Ciência Carnegie, nos Estados Unidos, e publicado esta quarta-feira (06) na revista científica Nature. Os investigadores estudav

O buraco negro mais antigo e mais distante de que há registro foi descoberto por uma equipe de investigadores do Instituto de Ciência Carnegie, nos Estados Unidos, e publicado esta quarta-feira (06) na revista científica Nature.

Os investigadores estudavam quasares — os objetos mais brilhantes no espaço — à procura de explicação sobre os primeiros momentos do universo quando encontraram o buraco negro. Este é o mais distante alguma vez encontrado, sendo 800 milhões de vezes maior que a massa do Sol.

Conseguir reunir toda esta massa em menos de 690 milhões de anos é um desafio enorme para as teorias sobre o crescimento de buracos negros supermassivos”, disse Eduardo Bañados, em um comunicado de imprensa da instituição.

EXPLICAÇÃO

Depois do Big Bang, o universo era uma sopa quente, de partículas carregadas de energia que viajavam e se expandiam rapidamente. À medida que o universo foi se expandindo, também foi arrefecendo. Ao fim de cerca de 400 mil anos — muito pouco tempo em termos cosmológicos — as partículas que foram esfriando foram-se agregando numa nuvem neutra de gás de hidrogênio.

O universo permaneceu escuro até que houve condensação suficiente das partículas para se formarem as primeiras estrelas e galáxias. À medida que se formavam estas galáxias, a nuvem de gás neutra foi sendo excitada e ionizada — ou seja, o hidrogénio foi perdendo os electrões. Entrava-se numa nova fase, com o universo reionizado, em que a luz podia viajar. Logo, o universo tornou-se luminoso.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias