Notícias / Mundo

EDIÇÃO ELETRÔNICA

Venezuela lança moeda semelhante ao 'Bitcoin' para fugir do embargo

Segunda-Feira, 04/12/2017, 15:36:51 - Atualizado em 04/12/2017, 15:36:51 Ver comentário(s) A- A+

Venezuela lança moeda semelhante ao 'Bitcoin' para fugir do embargo (Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nesse domingo (3) a criação da ‘El Petro’ – uma criptomoeda, semelhante à tecnologia do Bitcoin.

Porém, a moeda virtual mais popular do mundo não possui lastro, nem controles oficiais, além de oscilar bastante. A versão venezuelana será respaldada por recursos naturais. O objetivo é fortalecer a economia, que se encontra em colapso.

Maduro deu poucos detalhes sobre o lançamento do projeto ou como o país conseguiria tal façanha. Mas foi aplaudido e disse que o ‘Século 21 chegou’.

O anúncio da criptomoeda destaca como as sanções movidas este ano pelo governo do presidente Donald Trump estão prejudicando a capacidade da Venezuela de realizar transações através de bancos internacionais.

 

Blockchain

Nicolás também anunciou a criação do ‘blockchain’ – a tecnologia por trás da moeda.

Segundo ele, o órgão será subordinado ao Ministério de Ensino Superior, Ciência e Tecnologia. Será “a base institucional, política e jurídica para a moeda virtual venezuelana”.

 

Oposição

Os líderes da oposição criticam a medida. Eles dizem que é preciso a aprovação do Congresso e alguns duvidam muito que a moeda possa ‘ver a luz do dia’.

 

(Com informações de Yahoo)





Comentários