plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

Corpo achado na Patagônia argentina pode ser de ativista desaparecido

BUENOS AIRES, ARGENTINA (FOLHAPRESS) - A poucos dias das eleições legislativas de domingo (22), a aparição de um corpo no rio Chubut na terça (17), na Patagônia, colocou fogo na campanha eleitoral argentina. A região vem sendo investigada desde o dia 1º

BUENOS AIRES, ARGENTINA (FOLHAPRESS) - A poucos dias das eleições legislativas de domingo (22), a aparição de um corpo no rio Chubut na terça (17), na Patagônia, colocou fogo na campanha eleitoral argentina.

A região vem sendo investigada desde o dia 1º de agosto, data na qual o artesão Santiago Maldonado, 28, desapareceu após um enfrentamento entre a Gendarmeria (a polícia federal de fronteiras) e um grupo de ativistas indígenas mapuche.

Maldonado, 28, vivia uma vida nômade como tatuador e vendedor de artesanato. Quando soube que haveria mais um protesto na região de Chubut que os mapuche disputam com a empresa italiana Benetton, foi ao local para apoiar os indígenas.

Testemunhas declaram ter visto Maldonado sendo levado, com vida, pelos policiais.

O caso virou um escândalo nacional porque a força pública negou ter o jovem sob custódia, mas ele não reapareceu em nenhum lugar —e nem seu corpo foi encontrado. A Gendarmeria responde diretamente à Secretaria de Segurança, vinculada ao poder Executivo. Por conta disso, seus atos são relacionados diretamente às decisões do presidente.

A família de Maldonado iniciou uma busca e chamou marchas de protestos que reuniram milhares de pessoas em Buenos Aires e em outras cidades.

O desaparecimento tomou cores políticas. Os aliados da ex-presidente Cristina Kirchner passaram a acusar a Gendarmeria de ter matado Maldonado e escondido seu corpo, transformando-o no "primeiro desaparecido político" do governo do presidente Mauricio Macri, que alguns opositores comparam à ditadura militar (1976-1983).

Cartazes com o rosto do artesão passaram a ocupar vários muros da cidade, assim como o grito de "Onde Está Santiago Maldonado?" foi ouvido em concertos, teatros, e virou "hashtag" nas redes sociais.

Já o governo negou que tivesse o artesão sob custódia e ordenou buscas diárias no local do desaparecimento. Também foram levantadas outras hipóteses, como a de que ele teria fugido para o Chile, ou a de que ele teria ficado feriado e acabou levado pelas águas do rio Chubut ou a de que o grupo de mapuches o escondeu para prejudicar a imagem do governo.

IMPACTO POLÍTICO

Ainda deve demorar pelo menos uma semana para que se identifique o corpo encontrado no rio Chubut. O mesmo foi transportado nesta quarta (18) a Buenos Aires, e está sendo analisado pela Equipe Argentina de Antropologia Forense.

A expectativa ocupa os meios de comunicação, as redes sociais e as conversas entre amigos. Afinal, o cadáver -que tem tatuagens como as de Maldonado- apareceu a apenas 250 metros do local do desaparecimento, em um local onde já tinham ocorrido buscas pelo corpo.

A família de Maldonado afirmou que acha "suspeito" o fato de o corpo aparecer ali, e levantou a hipótese de que pudesse ter sido guardado em algum lugar durante todo esse tempo, e deixado ali apenas nos últimos dias.

O governo, preocupado com o impacto que a aparição do corpo de Maldonado terá na população, encomendou uma pesquisa por telefone junto a eleitores. A atitude foi classificada como "fria" e "desumana" pela deputada e candidata de oposição Margarita Stolbizer, e repudiada pelos kirchneristas.

Fonte: FolhaPress

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias