Notícias / Mundo

EDIÇÃO ELETRÔNICA

Estudo revela o que tem no 'outro lado' da Via Láctea

Quinta-Feira, 12/10/2017, 22:54:49 - Atualizado em 12/10/2017, 23:08:56 Ver comentário(s) A- A+

Estudo revela o que tem no 'outro lado' da Via Láctea (Foto: Michael Goh/REX/Shutterst)
(Foto: Michael Goh/REX/Shutterst)

Um estudo publicado nesta quinta-feira (12) pela revista "Science" revelou que pesquisadores estão tentando ver o que tem no outro lado da galáxia através do uso de ondas de rádio. A ideia é revelar detalhes do braço espirtal de Centaurus, localizada no lado oposto ao nosso da galáxia.

A pesquisa foi liderada por Alberto Sanna, pesquisador do Instituto Max Planck que descreveu os movimentos de molécula de metanol e de água em uma região de formação de estrelas de alta massa. A equipe utilizou radiotelescópios do Very Long Baseline Array (VLBA), nos EUA.

A tarefa é difícil, tendo em vista as centenas de bilhões de estrelas presentes, além de nuvens de gás e poeira cósmica. O local, que serviu de estudo para os pesquisadores, está a 30 mil anos-luz do Sol (o total do diâmetro da nossa galáxia é de, aproximadamente, 100 mil anos-luz).

Os pesquisadores afirmam que as medidas possibilitam lançar luz sobre a estrutura espiral da galáxia, localizando a Centaurus. Além disso, as medições possibilitaram também validar um método que determine distâncias na região.

Nesse estudo foi possível observar que o ângulo de inclinação do braço espiral pode variar ao longo do seu comprimento. Para chegar a isso foi utilizado o fenômeno da paralaxe, que consiste no movimento aparente de objetos distantes, uma espécie de efeito da órbita da Terra ao redor do Sol, determinando a distância entre as estrelas.

(Com informações do UOL Notícias)



Conteúdo Relacionado:



Comentários