plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

Evo Morales caminha por trilhas onde Che Guevara foi capturado

O presidente boliviano, Evo Morales, participou de uma marcha pelas trilhas que Che Guevara percorreu no interior da Bolívia antes de ser capturado, em 1967. O cinquentenário da morte de Che motiva eventos na Bolívia e em Cuba. "Estamos em outros tempos,

O presidente boliviano, Evo Morales, participou de uma marcha pelas trilhas que Che Guevara percorreu no interior da Bolívia antes de ser capturado, em 1967. O cinquentenário da morte de Che motiva eventos na Bolívia e em Cuba.

"Estamos em outros tempos, tempos de liberdade democrática", disse Morales. Para ele, a arma de hoje é "o voto".

O presidente foi a Valle Grande, onde Che foi preso em 8 de outubro de 1967, e executado no dia seguinte, em La Higuera, junto a colegas de campanha. Encontrava-se no país em sua tentativa de exportar a revolução socialista ao mundo.

Morales prepara para esta segunda-feira (9) um evento de memória dos 50 anos da morte de Che. O mandatário convidou líderes e políticos esquerdistas da região -como o presidente equatoriano, Lenín Moreno, o ditador Raúl Castro, de Cuba, e a ex-presidente argentina, Cristina Kirchner- além de familiares do Che. Chamou também altos comandos e veteranos do Exército boliviano, que se mostraram divididos quanto à celebração.

Uma associação de veteranos afirmou que a comemoração deveria incluir uma homenagem aos soldados bolivianos que morreram na caçada ao Che naquele ano de 1967. O governo respondeu que a ideia é, justamente, que o ato seja uma cerimônia de reconciliação.

Um dos veteranos deste episódio, Mario Moreira, disse à mídia local: "Não iremos porque se trata de um evento político. Por que homenagearíamos a guerrilha cubana, contra quem lutamos para que a Bolívia não se transformasse no que hoje é Cuba? Se não fosse por nós, a Bolívia seria uma ditadura, e não um país democrático".

Já o governo do esquerdista Evo Morales, por sua vez, não esconde o tom de campanha política que o evento terá, uma vez que seu partido, o MAS (Movimento ao Socialismo) acaba de apresentar um projeto de lei, a ser votado pelo Congresso, que permitiria que ele concorra a um quarto mandato.

De todo modo, o vilarejo onde seu corpo foi enterrado pela primeira vez, em Vallegrande (hoje seus restos mortais estão em Cuba), já se prepara para receber cerca de 10 mil turistas que irão prestar homenagem ao líder revolucionário. (SC)

(FolhaPress)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias