plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

Número de mortes causadas pelo furacão Maria em Porto Rico sobe para 34

O governador de Porto Rico, Ricardo Rosselló, anunciou nessa terça-feira que o número de mortes em consequência da passagem do furacão Maria pela ilha subiu de 16 para 34. Em entrevista coletiva, Rosselló afirmou que 19 mortes são diretamente relacionada

O governador de Porto Rico, Ricardo Rosselló, anunciou nessa terça-feira que o número de mortes em consequência da passagem do furacão Maria pela ilha subiu de 16 para 34.

Em entrevista coletiva, Rosselló afirmou que 19 mortes são diretamente relacionadas ao fenômeno climático e 15 se devem a eventos com algum grau de relação.

O político também anunciou que os danos materiais provocados pelo furacão são de cerca de US$ 90 bilhões

Além disso, Rosselló comentou a visita feita ontem à ilha pelo presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump. O governador disse que Conversou com Trump sobre a importância do restabelecimento do fornecimento de energia elétrica para a recuperação da ilha.

De acordo com os últimos dados oficiais do governo porto-riquenho, cerca de 6% dos clientes da Autoridade de Energia Elétrica (AEE) tiveram o serviço restabelecido.

A Junta de Supervisão Fiscal para Porto Rico, aprovada pelos EUA, disse que atender à crise humanitária de maneira imediata e fornecer os recursos necessários para reconstruir a infraestrutura básica são passos essenciais para "recolocar a ilha de pé".

Em reuniões com representantes do governo Trump e congressistas americanos, a junta se uniu a Rosselló para pedir isenções nos pagamentos de despesas compartilhadas, eliminar limites de recursos e aumentar a assistência financeira à ilha.

"Porto Rico precisa urgentemente de recursos para esforços de emergência e serviços essenciais, além de fundos de longo prazo para reconstruir sua infraestrutura. Esses são dois componentes críticos para a recuperação após o furacão, especialmente considerando a situação fiscal precária da ilha", disse o presidente da Junta de Supervisão Fiscal para Porto Rico, José Carrión.

Trump fez declarações polêmicas durante a visita. Ele minimizou a importância dos danos provocados pelo Maria em Porto Rico, ao afirmar que não se tratava de uma "catástrofe real", como a provocada pelo Katrina nos EUA.

"Se olharmos para uma catástrofe real como o Katrina, no qual centenas e centenas de pessoas morreram, e para o que aconteceu aqui, ninguém viu algo do tipo", disse Trump, ao citar o furacão que atingiu Nova Orleans em 2005 e deixou mais de 1,8 mil mortos.

(Agência Brasil)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias