Notícias / Mundo

EDIÇÃO ELETRÔNICA

Cientista brasileira cria teste que identifica câncer em 10 segundos

Quarta-Feira, 13/09/2017, 21:46:33 - Atualizado em 13/09/2017, 21:46:33 Ver comentário(s) A- A+

Cientista brasileira cria teste que identifica câncer em 10 segundos (Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

O diagnóstico de câncer é um momento difícil para o paciente e sua família e as vezes pode ser descoberto apenas em fases terminais.

Mas uma boa notícia, divulgada no jornal Science Translational Medicine, agitou a comunidade médica e promete revolucionar a oncologia mundial. E tudo isso com as mãos preciosas de uma cientista brasileira.

A cientista química brasileira Livia Schiavinato Eberlin foi quem idealizou o dispositivo chamado MasSpec Pen, que é capaz de analisar em apenas 10 segundos se um tecido é canceroso ou saudável.

O objeto, que deve estar disponível para testes em cirurgias oncológicas a partir de 2018. foi testado com sucesso em 253 tecidos retirados de pacientes e mostrou precisão em 96,6% dos casos – mais rápido e eficaz do que os métodos utilizados hoje.

“Se você conversar com pacientes de câncer depois da cirurgia, uma das primeiras coisas que muitos dirão é: ‘espero que o cirurgião tenha retirado todo o câncer’. É de partir o coração quando esse não é o caso. Mas nossa tecnologia pode melhorar as chances de que os cirurgiões realmente removam todos os vestígios do câncer durante a cirurgia”, resume Livia. 

Para ser utilizado, o médico deve apoiar o MacSpec Pen sobre o tecido a ser analisado como se fosse uma caneta e acionar um pedal, que está conectado ao aparelho por um cabo e leva uma gota d'água até a sua ponta. Assim ocorre o recolhimento das moléculas do tecido que serão analisadas no computador.

(Com informações de Catraca)





Comentários