plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

Cidade natal de suspeito do ataque de Barcelona vive tensão imigratória

A cidade autônoma espanhola Melilla, no norte da África sofre há anos com a tensão imigratória. O local é apontado pela polícia da Catalunha como a origem de um dos dois homens presos por serem responsáveis pelo ataque terrorista desta quinta-feira (17) e

A cidade autônoma espanhola Melilla, no norte da África sofre há anos com a tensão imigratória. O local é apontado pela polícia da Catalunha como a origem de um dos dois homens presos por serem responsáveis pelo ataque terrorista desta quinta-feira (17) em Barcelona que matou 13 pessoas.
O fluxo de africanos que tentam entrar na Europa cruzando a fronteira de Marrocos com Mellilla ou Ceuta (o outro enclave espanhol na África) cresceu particularmente no início desta década, em meio à crise mundial de refugiados.
Segundo o jornal inglês "The Guardian", há também sírios e palestinos entre os imigrantes que furam o bloqueio e entram na cidade medieval fortificada.
Melilla tem população de cerca 85 mil pessoas, metade das quais é muçulmana, segundo a publicação inglesa.
A cidade é descrita como uma panela de pressão, cercada pelo mar, de um lado, e o Marrocos, do outro.
Internamente, a tensão é acirrada pela autoridade local, conservadora e pouco afeita à integração dos diferentes grupos de habitantes.
Há moradores cristãos, judeus, hindus e muçulmanos, estes com frequência criticados por supostamente evitarem a integração. O governo local faz uso de discursos de "nós contra eles", de modo a fomentar a islamofobia, na visão de críticos.
Para se ter uma ideia, apesar da predominância de muçulmanos, apenas um feriado local é islâmico, outros seis são cristãos, o que aumenta a tensão cultural.
A cidade vive uma crise de desemprego com mais de 30% da mão de obra desocupada, segundo a "BBC" —milhares de pessoas cruzam a fronteira diariamente em busca de oportunidade de vida.
Os dois enclaves, Ceuta e Melilla, são considerados autônomos, com governos regionais não inteiramente independentes, e sim vinculados à Espanha.
Em 1998, devido a pressão migratória, as fronteiras foram isoladas fisicamente e desde então são incrementadas. Hoje, uma estrutura tripla, laminada, com alarmes e ativadores de bombas de gás de efeito moral.
A situação se agravou a partir de 2013, com a crise de refugiados mundial, e dezenas de milhões de euros são gastos todos os anos pela União Europeia para tentar impedir a entrada irregular.
A deportação é alvo de críticas ao governo por organizações de direitos humanos.
(Folhapress)
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias