plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

Van atropela multidão no centro de Barcelona. Há pelo menos 1 morto e 32 feridos

Uma van atropelou dezenas de pessoas no centro de Barcelona nesta quinta-feira (17). Há pelo menos 1 morto e 32 feridos –dez em estado grave. A polícia do governo da Catalunha confirmou o caso como atentado terrorista e disse que "ativou os protocolos" de

Uma van atropelou dezenas de pessoas no centro de Barcelona nesta quinta-feira (17). Há pelo menos 1 morto e 32 feridos –dez em estado grave. A polícia do governo da Catalunha confirmou o caso como atentado terrorista e disse que "ativou os protocolos" de terrorismo.

O incidente ocorreu nas Ramblas, uma via de grande circulação de pedestres que liga uma praça central à orla da cidade. Segundo relatos, dois homens permanecem armados no bar Luna de Istambul (antigo American Soda), próximo ao local do ataque.

Após ter percorrido pouco mais de 500 metros, o motorista do veículo usado no ataque teria fugido a pé e se escondido no bar.

Todas as estações de metrô e trem foram fechadas. As autoridades pedem que moradores e turistas evitem a região. Diversas ambulâncias foram deslocadas para o local do incidente.

Vídeos em redes sociais mostram feridos recebendo atendimento nas ruas. Testemunhas afirmam que pessoas pediram abrigo em estabelecimentos próximos ao local do atropelamento.

O primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, informou que está em contato com as autoridades e que a prioridade é atender os feridos e facilitar o trabalho das forças de segurança.

VEÍCULOS COMO ARMAS

Confirmado como ataque terrorista, o episódio em Barcelona entra em uma já extensa lista de atentados na Europa em que os autores usaram veículos como armas. Em 2016, os mais mortíferos ocorreram com caminhões em Nice (14 de julho, com 86 mortos e 434 feridos) e Berlim (19 de dezembro, com 12 mortos e 56 feridos).

Neste ano, Londres foi alvo de três ações semelhantes, mas com automóveis. Em 19 de junho, uma pessoa morreu e dez ficaram feridas quando um extremista de direita avançou com uma van contra pedestres perto da saída de uma mesquita.

No mesmo mês, no dia 3, terroristas usaram uma van para atropelar pedestres na ponte de Londres e atacaram pessoas a facadas num mercado próximo. O ataque foi reivindicado pela organização terrorista EI (Estado Islâmico).

Em 23 de março, um motorista matou duas pessoas e feriu outras 40 em um atropelamento na ponte de Westminster. Depois, saiu do carro e esfaqueou um policial num dos portões do Parlamento britânico –o agente também morreu. A ação também foi reivindicada pelo EI.

A capital da Suécia, Estocolmo, também foi alvo de um ataque com veículo em 2017. Em 7 de abril, um motorista avançou com um caminhão sobre pedestres e deixou cinco mortos.

Na edição de novembro de 2016 da revista "Rumiyah", publicada pelo EI, um texto sugeria a utilização de veículos como arma contra os "infiéis", por ser uma forma simples e barata de praticar um ataque.

(Folhapress)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias