plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

Brasileiro é dispensado de vaga na Itália por ser negro

O caso de um trabalhador brasileiro que pleiteava uma vaga de emprego na recepção de um hotel na Itália virou assunto nas redes sociais do país europeu: o homem, identificado como Paolo, de 29 anos, foi dispensado pelo contratante por ser negro, de aco

O caso de um trabalhador brasileiro que pleiteava uma vaga de emprego na recepção de um hotel na Itália virou assunto nas redes sociais do país europeu: o homem, identificado como Paolo, de 29 anos, foi dispensado pelo contratante por ser negro, de acordo com denúncia feita pela Confederação Geral Italiana do Trabalho (CGIL) em um post no Facebook, publicado na última quinta-feira (3).

O brasileiro mora na Itália desde criança e buscava uma vaga de emprego na recepção de um hotel em Cervia, comuna italiana que integra a região da Emília-Romanha. O contrato seria por tempo determinado, durante o verão europeu.

"Sinto muito, Paolo, mas não posso colocar rapazes de cor no salão. Aqui na Romanha as pessoas têm a mentalidade muito atrasada. Me desculpe, mas não posso fazer você descer. Tchau", diz uma mensagem do contratante, enviada no último dia 18 de junho.

De acordo com publicação da Confederação Geral Italiana do Trabalho (CGIL), feita pelo Facebook, e que relata o ocorrido, a organização também deixa seu parecer dizendo que um hoteleiro "despejou" um jovem morador de Milão por causa da sua cor e que "o fato é que, na Itália, entre gravidez, cor da pele e idade, a discriminação no trabalho resiste, o que é contestado pelo sindicato".

APROVADO EM ENTREVISTA, REPROVADO POR FOTO

Antes de receber a notícia, por meio da mensagem de texto no celular, de que foi recusado, Paolo, que trabalha com turismo, já teria enviado currículo e passado por uma entrevista que lhe garantiria o posto.

De acordo com as informações divulgadas, estava tudo encaminhado para que ele fechasse um contrato de trabalho com validade até setembro, fim do verão europeu. A dispensa só teria ocorrido depois que o empregador recebeu uma cópia de sua identidade com foto, conforme pedido.

Ao considerar que o candidato sofreu discriminação racial, familiares de Paolo recorreram à organização trabalhista para oficializar a denúncia. O caso tramita na Justiça italiana.

(Com informações do Extra)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias