plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

EI planejava atentado contra a Eurocopa de 2016

Membros do comando do Estado Islâmico (EI) envolvidos nos atentados jihadistas de Paris em novembro de 2015 e nos de Bruxelas de março de 2016 planejavam um atentado contra a Eurocopa de futebol, ocorrida em junho e julho do ano passado na França. Eles pr

Membros do comando do Estado Islâmico (EI) envolvidos nos atentados jihadistas de Paris em novembro de 2015 e nos de Bruxelas de março de 2016 planejavam um atentado contra a Eurocopa de futebol, ocorrida em junho e julho do ano passado na França. Eles pretendiam usar um carro ou um caminhão cheio de explosivos. As informações são da Agência EFE.

Isso é o que contou ao juiz instrutor um dos membros desse comando, Mohamed Abrini, detido na capital belga em abril de 2016, conforme revelou hoje (25) o canal de televisão France Inter.

Abrini, também conhecido como “o homem da cartola” – porque assim foi gravado pelas câmaras do aeroporto de Bruxelas no dia dos atentados nessa cidade, em 22 de março de 2016 –, disse ao juiz que “tinha ouvido que era o projeto da Eurocopa. Um carro ou um caminhão cheio de explosivos”.

No entanto, os terroristas desistiram por causa da detenção em Bruxelas, no começo do mesmo mês (março de 2016), de outro dos integrantes da célula, Salah Abdeslam, que esteva envolvido ativamente nos ataques de Paris. Essa detenção os levou a agir na capital belga alguns dias depois.

Abrini assegurou ao juiz que ele era “contra os atentados” e que recebiam pressões do EI: “Eles nos diziam que fôssemos até o final, que não tínhamos que nos render”.

O método do carro-bomba (ou do caminhão-bomba) é um dos preferidos pela organização terrorista na Síria e no Iraque, e a Europol, em relatório de dezembro de 2016, advertia que o grupo poderia tentar utilizá-lo também na Europa.

(Agência Brasil)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias