plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

Canadense mata membro do EI com tiro a 3,5 km

Um atirador das forças especiais do Canadá quebrou um “recorde militar” ao matar um um integrante do grupo extremista Estado Islâmico com um tiro disparado a 3,5 quilômetros de distância, no mês passado, no Iraque. Segundo o jornal canadense Globe an

Um atirador das forças especiais do Canadá quebrou um “recorde militar” ao matar um

um integrante do grupo extremista Estado Islâmico com um tiro disparado a 3,5 quilômetros de distância, no mês passado, no Iraque.

Segundo o jornal canadense Globe and Mail, o soldado efetuou o disparo do alto de um edifício e a bala teria demorado dez segundos para atingir o alvo. O disparo teria sido registrado em vídeo.

O atirador quebrou o recorde do britânico Craig Harrison, que matou um militante talebã com um tiro disparado a 2,4 quilômetros, usando um rifle L115A3 de longa distância, em 2009, no Afeganistão.

TIRO

O jornal canadense analisou a dificuldade do disparo feito pelo “sniper”: para atingir o alvo, foi necessário que o atirador levasse em conta a força do vento, estudos de balística e até a curvatura da Terra.

O atirador trabalhou em parceria com um observador, que ajuda a detectar alvos, e usou um rifle militar canadense McMillan TAC-50. De acordo com fontes do jornal, ele pertence à unidade conhecida como Joint Task Force 2.

O jornal também informa que o tiro disparado interrompeu um ataque do Daesh (Estado Islâmico) às forças de segurança iraquianas.

"Em vez de lançar uma bomba que poderia matar civis na região, essa é uma ação muito mais precisa e, por estar tão longe, os maus elementos não tinham a menor ideia do que estava acontecendo", afirmou uma fonte militar ao periódico canadense.

OFENSIVA CANADENSE

Em 2016, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, suspendeu os ataques aéreos contra o Estado islâmico no Iraque e na Síria.

Mas, ao mesmo tempo, Trudeau anunciou planos para reforçar as forças especiais em solo, além de aumentar o número de membros das Forças Armadas do Canadá encarregados de treinar e auxiliar as forças locais.

(Com informações da BBC Brasil)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias