plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

Mais de 30 morrem em ataque dos EUA na Síria

Ataques aéreos de aviões da coalizão militar liderada pelos Estados Unidos mataram ao menos 30 pessoas nesta segunda-feira (18), na província de Deir al-Zor, região leste da Síria. Entre as vítimas fatais estão mulheres e crianças, disseram moradores e at

Ataques aéreos de aviões da coalizão militar liderada pelos Estados Unidos mataram ao menos 30 pessoas nesta segunda-feira (18), na província de Deir al-Zor, região leste da Síria. Entre as vítimas fatais estão mulheres e crianças, disseram moradores e ativistas.

O porta-voz da coalizão, o coronel da Força Aérea dos EUA John Dorrian, confirmou que a coalizão liderada pelos EUA conduziu ataques aéreos nas proximidades da cidade de al-Bukamal, mas disse não poder “confirmar a veracidade das acusações de mortes civis”.

A cidade fronteiriça tem sido refúgio nos anos recentes para milhares de sírios deslocados de Aleppo e outras áreas, incluindo Iraque, onde seus moradores possuem fortes laços tribais pela fronteira.

Um ativista em contato com parentes em al-Bukamal disse que ao menos três casas foram achatadas no distrito residencial de Hay al Masriya e ao menos 30 pessoas, em maioria mulheres e crianças de seis famílias, foram mortas.

Um segundo ex-morador da cidade deu um número similar e disse que a quantidade deve crescer, com diversos casos críticos entre as muitas pessoas feridas.

A agência de notícias Amaq, que é afiliada aos militantes, divulgou um vídeo que diz mostrar danos extensos a uma série de casas dentro da cidade e membros das equipes de resgates cuidando de crianças. Houve outras mortes em operações em diversos vilarejos próximos a al-Bukamal.

APÓS BREVE PERÍODO, ATAQUES VOLTARAM A SER INTENSOS

Após a vitória das forças aliadas ao governo de Assad e a retirada da tropas rebeldes em Alepo, um dos principais bastiões da Sírial, o país devastado por mais de cinco anos de guerra chegou a vislumbrar um breve período sem ataques de ambos os lados.

Mas um ataque com armas químicas no último dia 4, de autoria desconhecida, foi o estopim para esquentar a tensão entre as potências envolvidas na guerra da Síria. De um lado, Estados Unidos acusam o governo Síria pelo ataque, de outro, Rússia e Assad colocam a responsabilidade no governo Trump.

Bashar Al Assad, presidente da Síria, gravou um vídeo em que surge atribuindo o ataque químico a interesses norte americanos no Oriente Médio. Confira a entrevista:

(Com informações de Reuters)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias