plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

Ciclone Debbie castiga costa Nordeste da Austrália

O Ciclone Debbie, de categoria 4 a 5, chegou nesta terça-feira (28) com forte chuva e ventos à costa do Nordeste da Austrália, onde milhares de pessoas tiveram que ser retiradas de suas casas. O ciclone atingiu a terra entre as cidades de Bowen e Airlie B

O Ciclone Debbie, de categoria 4 a 5, chegou nesta terça-feira (28) com forte chuva e ventos à costa do Nordeste da Austrália, onde milhares de pessoas tiveram que ser retiradas de suas casas. O ciclone atingiu a terra entre as cidades de Bowen e Airlie Beach, no estado de Queensland, com ventos de 270 quilômetros por hora, após castigar as ilhas turísticas de Whitsunday e Hamilton. A informação é da Agência EFE.

O primeiro-ministro da Austrália, Malcolm Turnbull, disse que "as condições estão se deteriorando", antes de anunciar que o Exército coordenará os trabalhos de resgate em Queensland após a passagem do ciclone.

Mais de 38 mil pessoas estão sem energia elétrica em Whitsunday e Mackay por causa da tempestade, que se desloca lentamente derrubando árvores.

Em Bowen, a força do vento arrancou telhados de alguns edifícios.

"Posso escutar as árvores que começam a passar. Dá medo. As árvores estão sendo derrubadas. Quando passar [o ciclone] totalmente, será devastador", disse uma moradora de Proserpine à emissora local ABC.

O Debbie, que forçou a saída de aproximadamente 30 mil pessoas de zonas baixas do litoral, não será rebaixado para tempestade tropical até amanhã ao meio-dia (hora local), segundo estimativa do gerente dos Serviços de Emergência da Região Norte, Dale Camp.

Até agora, a extensão dos danos causados pelo ciclone é desconhecida, embora as seguradoras o tenham classificado como catástrofe.

As autoridades acreditam que o Debbie é o ciclone mais poderoso que atinge a Austrália desde o Yasi, que em 2011 causou grandes danos no litoral.

(Agência Brasil)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias