plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

Presidente é afastada após escândalo com a Samsung

A presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye, sofreu um impeachment e foi retirada do cargo nesta sexta-feira (10), em decorrência de um escândalo de corrupção que envolve a Samsung e em um momento de tensão crescente com a Coreia do Norte e a China. A d

A presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye, sofreu um impeachment e foi retirada do cargo nesta sexta-feira (10), em decorrência de um escândalo de corrupção que envolve a Samsung e em um momento de tensão crescente com a Coreia do Norte e a China.

A decisão provocou protestos de centenas de apoiadores da presidente, e dois manifestantes foram mortos em confrontos com a polícia do lado de fora do tribunal.

Park é a primeira líder democraticamente eleita da Coreia do Sul a ser removida do cargo, em um processo que provocou meses de paralisia e crise no país devido a um escândalo que também resultou na prisão do chefe do conglomerado Samsung.

Uma eleição presidencial antecipada será realizada dentro de 60 dias.

Park já estava afastada do cargo desde que teve o impeachment aprovado pelo Parlamento em dezembro, mas permaneceu na residência oficial enquanto aguardava o veredicto da Corte Constitucional.

Park, de 65 anos, nega veementemente qualquer irregularidade. Ela agora não tem mais imunidade presidencial e pode ser alvo de denúncia criminal pelos crimes de corrupção, extorsão e abuso de poder por ter conspirado com uma amiga, Choi Soon-sil.

(Com informações de Reuters)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias