plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

Estudo revela: EUA usou arma radioativa na Síria

Apesar de ter prometido não usar armas nucleares de urânio empobrecido durante suas incursões militares na Síria, o governo dos Estados Unidos admitiu que disparou milhares destas mortíferas bombas no território sírio durante os anos de conflito. Os relat

Apesar de ter prometido não usar armas nucleares de urânio empobrecido durante suas incursões militares na Síria, o governo dos Estados Unidos admitiu que disparou milhares destas mortíferas bombas no território sírio durante os anos de conflito. Os relatórios que apontam para o uso do nuclear são da revista Foreign Policy.

O porta-voz do Comando Central norte americano, Major Josh Jacques, disse à Foreign Policy que 5.245 cartuchos de 30 mm, contendo 30% de urânio empobrecido, foram disparados da aeronave da Força Aérea A-10 em 16 de novembro e 22 de novembro, 2015, destruindo cerca de 350 veículos no deserto oriental do país. "

Em conjunto com os aliados europeus, os norte-americanos apoiaram as forças de oposição ao governo de Bashar Al Assad na Síria. Antes da operação militar no norte da Síria, o porta-voz da Casa Branca John Moore disse em 2015:

“Nossas aeronaves de coalizão não usarão munições de urânio empobrecido no Iraque ou na Síria durante a Operação".

Efeito Devastador

Numerosos estudos descobriram que o urânio empobrecido é particularmente nocivo quando a poeira é inalada pela vítima. Um estudo da University of Southern Maine descobriu que:

"Urânio empobrecido causa danos no DNA de células de pulmão humano”. Para chegar a conclusão, a equipe, liderada por John Pierce Wise, expôs as células a compostos de urânio em diferentes concentrações.

Os Estados Unidos estão envolvidos em atividades militares na Síria desde 2011, em violação da legislação internacional e norte-americana. Não há autorização do Congresso para a ação militar dos EUA contra o ISIS na Síria.

Os cidadãos da Síria serão forçados a suportar maiores riscos de câncer, defeitos congênitos e outras doenças relacionadas à exposição a materiais radioativos. O urânio empobrecido é o subproduto do enriquecimento de urânio para alimentar as centrais nucleares e tem duração de efeito estimado em centenas de milhões de anos. Danos ao território sírio continuarão assim muito tempo.

(Com informações de The Guardian)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias