plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

Consumo de carne pode causar inflamação intestinal

Atenção galera do “churras” do final de semana, é bom repensar alguns hábitos. Segundo um estudo publicado nesta terça-feira (10), os homens que consomem muita carne vermelha sofrem com mais frequência de um tipo comum de inflamação do intestino, chamada

Atenção galera do “churras” do final de semana, é bom repensar alguns hábitos. Segundo um estudo publicado nesta terça-feira (10), os homens que consomem muita carne vermelha sofrem com mais frequência de um tipo comum de inflamação do intestino, chamada diverticulite.

O estudo, divulgado na revista médica Gut, ligado à Sociedade Britânica de Gastroenterologia, comparou o grupo composto por 20% dos participantes que consumiam mais carne vermelha com os 20% que consumiam menos. Segundo os pesquisadores, grande parte acadêmicos da Universidade de Harvard, os testes concluíram que os casos de diverticulite foram 58% mais numerosos no primeiro grupo.

Os dados foram extraídos de um amplo estudo epidemiológico nos Estados Unidos, que analisou as respostas de mais de 46 mil homens questionados periodicamente desde 1986. A cada quatro anos, os participantes responderam a perguntas sobre seus hábitos alimentares no ano anterior, especificando o seu consumo de carne vermelha, frango e peixe. As opções variavam desde "nunca ou menos de uma vez por mês" até "seis vezes por dia ou mais".

Os grandes consumidores de carne vermelhatambém fumavam mais que a média, praticavam menos esportes e recorriam mais vezes a anti-inflamatórios e analgésicos. Porém, os especialistas destacaram que o estudo só mede uma coincidência estatística, sem expressar uma relação de causalidade.

Mas a equipe desenvolveu algumas hipóteses, entre elas a de que o consumo elevado de carnes vermelhas poderia perturbar o equilíbrio das bactérias que vivem no intestino. A diverticulite é provocada pela inflamação de um ou vários divertículos – pequenas bolsas de tecido que se formam na mucosa interna do intestino. A doença é uma condição relativamente comum, mas que pode, em 4% dos casos, ter consequências graves, como abscessos, peritonite e perfuração do intestino.

(Com informações da AFP)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias