plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

Israel teme mais medidas da ONU contra colonatos

Mesmo após dizer que vai reavaliar a relação de Israel com a Organização das Nações Unidas (ONU), o primeiro-ministro daquele país, Benjamin Netanyahu, parece estar preocupado com a possibilidade de mais uma decisão da organização contra a política de col

Mesmo após dizer que vai reavaliar a relação de Israel com a Organização das Nações Unidas (ONU), o primeiro-ministro daquele país, Benjamin Netanyahu, parece estar preocupado com a possibilidade de mais uma decisão da organização contra a política de colonatos de Israel na Palestina.

Netanyahu afirmou nesta terça-feira (03) que espera evitar qualquer medida no Conselho de Segurança das Nações Unidas contrária às políticas do seu governo na conferência em Paris programada para este mês sobre a paz no Oriente Médio.

O Conselho de Segurança adotou em 23 de dezembro uma resolução que exige um fim para a construção de assentamentos israelenses na Cisjordânia ocupada e no leste de Jerusalém, apesar da forte pressão de Israel contra a medida.

No ponto de vista do direito internacional, estes assentamentos são ilegais, pois são construídos arbitrariamente em territórios palestinos sob forte repressão das Forças Armadas de Israel. A medida sempre causou forte constrangimento entre os líderes do ocidente que apoiam Israel, entre eles os Estados Unidos. Por tudo isso, a medida de dezembro passado da ONU representa um inédito questionamento do ocidente a Israel.

A França planeja reunir cerca de 70 países em 15 de janeiro para discutir o processo de paz entre israelenses e palestinos, uma conferência que Netanyahu chamou antecipadamente de “fútil”.

"Há sinais de que eles vão tentar converter decisões tiradas lá numa outra decisão no Conselho de Segurança”, disse Netanyahu durante uma reunião com embaixadores israelenses em Jerusalém.

"Assim, o nosso esforço principal agora é impedir outra decisão das Nações Unidas, outra decisão pelo Conselho de Segurança. E também impedir uma decisão pelo Quarteto”, afirmou ele em referência ao grupo de mediadores integrado por Estados Unidos, Rússia, Nações Unidas e União Europeia.

"Estamos investindo um grande esforço diplomático nisso”, afirmou ele, sem entrar em detalhes.

Visita de Prêmio Nobel aos territórios palestinos ocupados por Israel

O periódico espanhol El País estreou um documentário em que o peruano Mario Vargas Llosa, premio Nobel da literatura, relata sua experiencia nos territórios ocupados. O vídeo está em castellano, mas é possível acionar as legendas em português. Assista:

(Com informações de Reuters)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias