plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

Israel se recusa a falar sobre paz na Palestina

Israel recusou formalmente nesta segunda-feira(07) um convite da França para participar de uma conferência de paz sobre o Oriente Médio em Paris no final deste ano. Segundo o argumento dos israelenses, a conferência seria um desvio do objetivo de negociaç

Israel recusou formalmente nesta segunda-feira(07) um convite da França para participar de uma conferência de paz sobre o Oriente Médio em Paris no final deste ano. Segundo o argumento dos israelenses, a conferência seria um desvio do objetivo de negociações diretas com os palestinos. O governo de Israel não especificou quais negociações diretas tratava em sua nota, uma vez que atualmente não há nenhuma perspectiva de negociações diretas com a Palestina.

Em reunião ocorrida em Jerusalém envolvendo o assessor de segurança nacional interino de Israel e o conselheiro diplomático do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, o enviado francês Pierre Vimont foi informado de que o Estado judeu não quer ter nada a ver com a iniciativa de ressuscitar as conversas, que sofreram seu último colapso em 2014.

"(Eles) disseram ao enviado francês de forma clara e inequívoca que a posição de Israel de promover o processo de paz e chegar a um acordo só irá se dar através de negociações diretas entre Israel e a Autoridade Palestina", disse o gabinete de Netanyahu em um comunicado.

Não houve nenhum comentário imediato de Vimont, mas a chancelaria francesa disse que ainda planeja organizar a conferência antes do final do ano.

A França tentou repetidamente injetar sangue novo no processo de paz neste ano, realizando uma conferência preliminar em junho na qual a Organização das Nações Unidas (ONU), a União Europeia, os Estados Unidos e grandes países árabes se reuniram para debater propostas sem a presença de israelenses ou palestinos.

O plano era realizar uma conferência de acompanhamento antes do final de 2016 com o envolvimento dos dois lados do conflito e ver se podem ser levados de volta à mesa de negociações. Os palestinos comunicaram que comparecerão se a reunião parisiense acontecer.

(Com informações de Reuters)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias