plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

Paquistão nega liberdade a afegã Gula

Um tribunal do Paquistão rejeitou nesta quarta-feira (2) o pedido de fiança de Sharbat Gula, refugiada afegã de olhos verdes imortalizada em uma capa da revista "National Geographic". Ela foi presa há uma semana por falsificação de documentos de identidad

Um tribunal do Paquistão rejeitou nesta quarta-feira (2) o pedido de fiança de Sharbat Gula, refugiada afegã de olhos verdes imortalizada em uma capa da revista "National Geographic". Ela foi presa há uma semana por falsificação de documentos de identidade. Gula, 40, nega a acusação, insistindo que obteve de maneira regular sua cidadania paquistanesa.

Em sua decisão, a corte afirmou que não foram apresentadas evidências legais sobre a validade da cidadania de Gula. "Durante sua estadia ilegal no Paquistão, ela abusou duas vezes de sua posição para obter uma cédula de identidade nacional computadorizada do Paquistão", disse o juiz Farah Jamshed.

Caso a Justiça paquistanesa a condene por fraude, ela pode enfrentar até 14 anos de prisão. Entretanto, é mais frequente no Paquistão que refugiados afegãos sem documentação sejam deportados, em vez de cumprirem pena na cadeia.

Gula era uma refugiada afegã quando ganhou fama internacional após uma foto sua estampar uma capa da revista "National Geographic" em 1984. Ela foi novamente fotografada pela revista em 2002.

Gula retornou ao Paquistão há dois anos utilizando documentos falsos, segundo as autoridades. Por ser afegã, a refugiada não teria permissão para portar o cartão de identidade do Paquistão. Ela vivia de forma clandestina para evitar a prisão.

O embaixador afegão no Paquistão, Omar Zakhilwal, disse que a decisão que manteve Gula na prisão contradiz as promessas do governo de que ela seria libertada. Segundo o diplomata, ela tem quatro filhos e precisa de tratamento para hepatite.

"Apesar de ser mundialmente famosa, Sharbat Gula é uma pobre viúva e única chefe de sua família", disse Zakhilwal em comunicado. Ele disse que enviará um pedido formal ao premiê do Paquistão, Nawaz Sharif, para que intervenha no caso.

A prisão de Gula ocorre em meio à pressões do governo paquistanês para enviar de volta para casa os 2,5 milhões de refugiados afegãos que vivem no país. O Afeganistão enfrenta uma retomada na violência devido à insurgência do grupo radical Taleban.

(Folhapress)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias