plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

EUA retira funcionários de consulado da Turquia

O Departamento de Estado americano ordenou, neste sábado (29), que os familiares de diplomatas e funcionários do consulado dos EUA em Istambul deixem a Turquia por questões de segurança. Segundo a nota divulgada, a decisão tem como base informações de

O Departamento de Estado americano ordenou, neste sábado (29), que os familiares de diplomatas e funcionários do consulado dos EUA em Istambul deixem a Turquia por questões de segurança.

Segundo a nota divulgada, a decisão tem como base informações de segurança que indicam que grupos extremistas estariam continuamente planejando ataques contra cidadãos americanos em áreas de Istambul onde eles moram ou frequentam.

O consulado continuará funcionando com sua operação normal, segundo o governo americano. A ordem foi dada apenas aos familiares de funcionários consulado em Istambul e não se aplica aos demais postos dos EUA na Turquia.

O alerta emitido sábado atualiza ainda um aviso da semana passada do aumento de ameaças de grupos terroristas em toda a Turquia. Cidadãos americanos foram aconselhados a evitar viajar para o sudeste da Turquia e considerar os riscos de viajar para todo o país.

O Departamento de Estado disse que organizações terroristas internacionais na Turquia estão mirando alvos americanos, bem como outros turistas estrangeiros.
O sentimento antiamericano é alto na Turquia apesar de seu status de aliado do país na Otan (aliança militar ocidental) e na coalizão de combate ao Estado Islâmico.

As relações entre os dois governos também estão estremecidas, desde a tentativa de golpe fracassada em julho. A Turquia quer que os EUA extraditem o clérigo Fetullah Gülen, acusado por Ancara de planejar o golpe contra o governo do presidente Recep Tayyip Erdogan.

Washington ainda não anunciou sua decisão sobre a extradição, mas não parece disposta a aceitar o pedido.

(Folhapress)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias