plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

Fala sexista de Trump provoca onda de repúdio

As declarações sexistas do candidato Donald Trump na gravação revelada na sexta (7) causaram uma onda de repúdio dentro do próprio Partido Republicano, incluindo até o vice da chapa, Mike Pence, o que deixa o bilionário ainda mais enfraquecido na disputa

As declarações sexistas do candidato Donald Trump na gravação revelada na sexta (7) causaram uma onda de repúdio dentro do próprio Partido Republicano, incluindo até o vice da chapa, Mike Pence, o que deixa o bilionário ainda mais enfraquecido na disputa à Casa Branca.

Em um canal oficial, Pence disse que, "como marido e pai", sentia-se "ofendido pelas palavras e ações descritas por Donald Trump". O vice, que também é governador de Indiana, afirmou: "Não aceito suas declarações e não posso defendê-las".

Apesar disso, Pence não deu a entender que vai retirar o apoio a Trump, ainda que já haja um movimento de vários republicanos para o bilionário sair da corrida e ceder a candidatura ao vice.

Entre os que pediram a desistência de Trump neste sábado (8) há ao menos sete senadores e seis deputados, além de Mitt Romney, que perdeu para Barack Obama em 2012, Carly Fiorina e John Kasich, ambos derrotados pelo bilionário nas prévias republicanas deste ano.

O presidente do Partido Republicano, Reince Priebus, afirmou que o comportamento era inaceitável.

Paul Ryan, presidente da Câmara e um dos republicanos que mais resistiram a endossar a candidatura de Trump, se disse "enojado" e cancelou o primeiro ato em dupla que faria com o candidato, neste sábado (8), em Wisconsin.

No lugar de Trump falaria Pence, mas o vice desistiu da ideia.

Não há precedente nos EUA de um partido grande substituir seu candidato a esta altura da disputa, e não está claro se haveria alguma brecha na legislação eleitoral para forçar Trump a sair.

A disputa nas urnas inclusive já começou em Estados que permitem a chamada votação antecipada.

Na fala, Trump faz citações em que diz que com uma mulher é possível fazer qualquer coisa.

"Pegue-as pela xoxota. Você pode fazer qualquer coisa", afirmou.

O áudio foi publicado pelo jornal "Washington Post" que obteve a gravação.

(Folhapress)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias