plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

Presidente da Colômbia ganha Nobel da paz

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, ganhou o prêmio Nobel da Paz de 2016 nesta sexta-feira(07). A escolha surpreendeu, principalmente após os colombianos votarem "não" para o acordo assinado pelo governo com guerrilheiros das Farc para pôr fim e

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, ganhou o prêmio Nobel da Paz de 2016 nesta sexta-feira(07). A escolha surpreendeu, principalmente após os colombianos votarem "não" para o acordo assinado pelo governo com guerrilheiros das Farc para pôr fim e mais de meio século de conflito.

Santos prometeu esforçar-se ao máximo para manter o plano de paz apesar de os colombianos terem rejeitado o acordo em um referendo no domingo(02), por uma margem mínima diferença de votos. Muitos eleitores acreditam que o governo foi muito suave com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

"O prêmio também deve ser visto como uma homenagem ao povo colombiano", disse a líder do comitê do Nobel da Paz, Kaci Kullman Five, ao anunciar o prêmio.

Eleitores não disseram "não" à paz, e sim ao acordo, acrescentou Kaci.

O prêmio excluiu o líder das Farc, Rodrigo Londoño, conhecido como Timochenko, que assinou o acordo com Santos.

"O fato de a maioria dos eleitores ter dito 'não' ao acordo de paz não significa necessariamente que o processo de paz está morto", disse o comitê.

"Isso torna ainda mais importante que os lados, liderados pelo presidente Santos e pelo líder das Farc, Rodrigo Londoño, continuem a respeitar o cessar-fogo", acrescentou.

Em reação ao anúncio do prêmio de Santos, o líder das Farc reagiu dizendo que "O único prêmio que buscamos é a paz com justiça social para a Colômbia sem paramilitarismo, sem retaliação ou mentiras", disse Timochenko em sua conta pessoal no Twitter.

O prêmio Nobel da Paz, no valor de 8 milhões de coroas suecas (930 mil dólares), será entregue em Oslo em 10 de dezembro.

(Com informações de Reuters)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias