plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

Obama e Putin discutem derrubada de jato russo

Os presidentes dos EUA, Barack Obama, e da Rússia, Vladimir Putin, conversaram nesta segunda-feira (30) em Paris num esforço para diminuir as tensões de Moscou com a Turquia, infladas desde que esta derrubou um avião russo após alegar que invasão de espaç

Os presidentes dos EUA, Barack Obama, e da Rússia, Vladimir Putin, conversaram nesta segunda-feira (30) em Paris num esforço para diminuir as tensões de Moscou com a Turquia, infladas desde que esta derrubou um avião russo após alegar que invasão de espaço aéreo.

Os dois líderes se encontraram por 30 minutos durante o dia de abertura da COP21, conferência do clima das Nações Unidas realizada em Le Bourget, subúrbio da capital francesa.

O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, disse a repórteres que Obama lamentou, durante o encontro, o fato de jato de guerra russo ter sido derrubado por caças turcos na semana passada.

Peskov também disse que ambos os líderes falaram favoravelmente sobre a busca por uma solução política para a crise síria.

Do lado americano, a Casa Branca disse que Obama pediu à Rússia que concentre sua ação na Síria para combater a milícia radical Estado Islâmico (EI) e reforçou a posição de que a resolução do conflito passa pela saída do ditador Bashar al-Assad do poder -a Rússia apoia sua permanência.

A derrubada do jato SU-24 perto da fronteira turco-síria, na semana passada, aumentou os temores de uma escalada militar na região.

O primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, disse a jornalistas na sede da Otan (aliança militar ocidental, da qual a Turquia é membro), em Bruxelas, que seu país não pedirá desculpas por abater o avião russo, reiterando que as Forças Armadas do país estava fazendo seu trabalho ao defender o espaço aéreo.

Uma autoridade do Pentágono, falando sob condição de anonimato à agência de notícias Reuters, corroborou a versão turca do incidente, de que a aeronave russa invadiu de fato o espaço aéreo turco enquanto realizava missão na Síria.

A Rússia nega a violação do espaço aéreo.

Na semana passada, Putin rejeitou o convite do presidente da Turquia, Recep Tayip Erdogan, para conversar durante a conferência sobre a derrubada do avião.

(Folhapress)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias