plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

Turquia abater jato russo é traição, diz Putin

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse que a decisão da Turquia de derrubar um jato militar russo perto da fronteira com a Síria nesta terça-feira (24) é "uma punhalada nas costas feita por cúmplices do terrorismo". Durante encontro com o rei jord

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse que a decisão da Turquia de derrubar um jato militar russo perto da fronteira com a Síria nesta terça-feira (24) é "uma punhalada nas costas feita por cúmplices do terrorismo".

Durante encontro com o rei jordaniano, Abdullah 2º, na cidade de Sochi, Putin disse que o incidente deve trazer "consequências sérias" para as relações de Moscou com Ancara.

"Os eventos trágicos de hoje terão consequências significantes, inclusive sobre as relações entre Rússia e Turquia (...) Ao invés de entrar em contato conosco imediatamente, até onde sabemos, o lado turco imediatamente se virou para seus aliados da Otan (aliança militar ocidental), como se nós tivéssemos derrubado seu avião e não o contrário", afirmou o presidente.

A pedido da Turquia, a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) realizará uma reunião de emergência nesta terça-feira para debater o incidente.
O líder russo disse que o SU-24 foi abatido por um míssil disparado pela aviação turca na Síria, a cerca de 1 quilômetro da fronteira com a Turquia, e atingiu o solo a 4 quilômetros da fronteira. "Nem nossos pilotos nem nosso jato ameaçaram o território da Turquia", disse Putin.

O governo da Turquia contradiz a versão russa, afirmando que o avião militar foi avisado várias vezes sobre a violação do espaço aéreo turco antes de ser derrubado.

Após o incidente, o governo da Tuquia convocou o embaixador russo em Ancara para esclarecimentos sobre as atividades militares da Rússia próximas à fronteira turco-síria.

(Folhapress)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias