plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

Padre assume ser gay e é afastado pelo Vaticano

O monsenhor polonês Krzysztof Charamsa, de 43 anos, revelou ser homossexual em uma entrevista ao jornal italiano Corriere della Sera, publicadas no portal Terra. A confissão aconteceu as vésperas do Sínodo da Família, que se inicia no próximo domingo (4).

O monsenhor polonês Krzysztof Charamsa, de 43 anos, revelou ser homossexual em uma entrevista ao jornal italiano Corriere della Sera, publicadas no portal Terra. A confissão aconteceu as vésperas do Sínodo da Família, que se inicia no próximo domingo (4).

"Quero que a Igreja e a minha comunidade saibam o que sou: um sacerdote homossexual, feliz e orgulhoso da própria identidade. Tenho um companheiro. Estou pronto a pagar as consequências, mas é o momento para que a igreja abra os olhos para os gays crentes e entenda que a solução que eles propõem, a abstinência total do amor na vida, é desumana. Quero com a minha história escutar um pouco a consciência desta minha Igreja. Ao Santo Padre, revelarei pessoalmente a minha identidade em uma carta", declarou o religioso.

Charamsa tem um cargo na Congregação para a Doutrina da Fé e é secretário-adjunto da Comissão Teológica Internacional vaticana, além de ser professor da Universidade Pontifícia Gregoriana e na Universidade Pontifícia Regina Apostolorum. Muito ativo nas redes sociais, do Twitter ao Linkedin, o teólogo também possui um blog - criado no fim do mês de agosto.

A reação do Vaticano foi imediata e, como era de se esperar, muito dura. "Monsenhor Charamsa não poderá continuar a desenvolver as funções precedentes na Congregação para a Doutrina da Fé e nas Universidades Pontifícias, enquanto outros aspectos sobre sua situação serão de competência de seu responsável diocesano", afirmou o porta-voz da Santa Sé, padre Federico Lombardi. Para o representante, a "decisão de realizar uma manifestação assim clamorosa à vigília do Sínodo aparenta ser muito grave e irresponsável porque quer submeter a assembleia sinodal a uma indevida pressão midiática".

O religioso ainda destacou que o papa Francisco vem sendo "fantástico" porque fez com que a Igreja "redescobrisse a beleza do diálogo". Segundo o polonês, antes de Jorge Mario Bergoglio, os membros da entidade "não dialogavam" e o Sínodo "precisa ser de todas as famílias". Sobre o fato de ser afastado de suas funções na Igreja, o teólogo disse que "irá procurar trabalho" e que também "já está pronto para a imprensa, em polonês e italiano, um livro em que conto minha experiência".

(DOL com informações do Terra)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias