plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

Fenômeno da “Lua Azul” ocorre nesta sexta (31)

A sexta-feira (31) será dia de ficar de olho no céu. É que o fenômeno da “lua azul” poderá ser vista em todo o país, segundo os astrônomos. A “lua azul” acontece quando há a segunda lua cheia em um mesmo mês. Cada ciclo lunar dura aproximadamente 28 dias

A sexta-feira (31) será dia de ficar de olho no céu. É que o fenômeno da “lua azul” poderá ser vista em todo o país, segundo os astrônomos.

A “lua azul” acontece quando há a segunda lua cheia em um mesmo mês. Cada ciclo lunar dura aproximadamente 28 dias, por isso, quando a lua cheia acontece no início do mês, é provável que haja uma segunda no final, explicaram os astrônomos do Observatório Naval dos Estados Unidos, no site.

Assista ao tour na Lua disponibilizado pela Nasa:

E é isso é o que vai ocorrer neste mês de julho, que teve a primeira lua cheia no dia 2 e terá uma segunda, a "azul", nesta sexta-feira, dia 31.

Mesmo com esse nome, a lua não será vista nessa cor, mas em tons de cinza, branco e prateado, os que normalmente se veem na superfície do satélite natural da Terra.

PARÁ

A Universidade do Estado do Pará (Uepa), por meio do Centro de Ciências e Planetário, dará a oportunidade da comunidade olhar o fenômeno e os planetas do sistema solar bem de perto. Nesta sexta-feira, a partir das 18h até 22h, um telescópio será colocado na Praça do Cristo Redentor, em Castanhal. A equipe do Planetário estará no local para auxiliar na observação e ensinar sobre a lua azul. A atividade é gratuita.

O físico Victtor Takeshi, 22, enfatiza a importância dos pais levarem as crianças para a Praça. Para ele, os pequenos devem ser ensinados desde cedo sobre as particularidades do universo. “O céu é uma coisa encantadora. Levar um pouco de astronomia a criança ainda em desenvolvimento serve para que ela olhe para cima e saiba diferenciar e ver a importância e história desses pontinhos luminosos’’, destaca o físico.

Castanhal foi escolhida para sediar a atividade, devido o baixo nível de poluição do ar, que permite melhor visualização do universo. “Os interiores tem um céu bem mais limpo. Na capital tem trânsito, fumaça, poluição do ar, o que ofusca essa visibilidade’’, explica Victtor Takeshi. A observação só será cancelada se o tempo tiver nublado ou chuvoso, pois não haverá possibilidade de ver o fenômeno.

(DOL com informações da Agência Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias