plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

Felipe 6º é proclamado rei

A Espanha já tem um novo rei. Felipe 6º foi proclamado nesta quinta-feira (19) em cerimônia no Congresso espanhol. Ele assumiu o trono no lugar do pai, Juan Carlos, que, após 39 anos de reinado, abdicou em meio a uma queda de popularidade da monarquia esp

A Espanha já tem um novo rei. Felipe 6º foi proclamado nesta quinta-feira (19) em cerimônia no Congresso espanhol. Ele assumiu o trono no lugar do pai, Juan Carlos, que, após 39 anos de reinado, abdicou em meio a uma queda de popularidade da monarquia espanhola nos últimos anos.
Em seu discurso como chefe de Estado, Felipe 6º destacou a unidade da Espanha e afirmou que a monarquia foi renovada para "um novo tempo".

Ressaltou ainda a prioridade em criar empregos para os espanhóis e sinalizou defender mudanças constitucionais no país.
A cerimônia de coroação prevê ainda que Felipe e sua mulher, a agora rainha Letizia, passeiem em um Rolls Royce, sob a escolta de cavalos e da guarda real, pelas principais ruas de Madri.

Depois, o casal, acompanhado de Juan Carlos e da rainha Sofia, faz uma saudação pública na varanda do Palácio Real, onde uma recepção está programada para dois mil convidados.
Do lado de fora do palácio, centenas de espanhóis aguardam o aceno.

O novo rei foi blindado pelas autoridades espanholas. A Justiça proibiu o uso de bandeiras e outros símbolos republicanos pelo trajeto que feito pelo casal real.
Cerca de sete mil agentes policiais estão escalados em Madri. Desde a abdicação de Juan Carlos, anunciada em 2 de junho, cresceram protestos republicanos contra a monarquia e a favor de um referendo sobre a mudança do sistema político. O Congresso, no entanto, ignorou o movimento e rapidamente aprovou a nomeação de Felipe 6º.

(Folhapress)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias