plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
IMPRESSIONANTE

Jardim persa é achado no meio do deserto do Irã

No meio da paisagem árida, encontra-se um oásis com vegetação verde desafiando o clima seco

Imagem ilustrativa da notícia Jardim persa é achado no meio do deserto do Irã camera O Jardim Shazdeh parece uma miragem entre a paisagem árida do deserto no Irã | Foto: X / Fotos de Fatos / Reprodução

Coisas construídas no passado que seja pela grandeza ou a forma que foram feitas sempre chamam a atenção. Afinal, a fatos que a arquitetura moderna, mesmo com todos os seus recursos, não consegue explicar.

Um jardim impressionante floresce no meio da terra árida do deserto de Lut, no Irã. Localizado perto de Mahan, na província de Kerman, Bagh-e-Shazdeh, as árvores e as plantas e o colorido das flores impressiona os visitantes que não esperavam encontrar tal estrutura no deserto.

Conteúdos relacionados:

O jardim Shazdeh foi construído durante a dinastia Qajar como uma demonstração de riqueza e também para servir de refúgio aos habitantes locais durante as caminhadas pelo deserto. O jardim persa está na Lista do Patrimônio Mundial da Unesco.

Além da natureza exuberante, destaca-se a arquitetura da construção, que remete à tradição da origem na Pérsia. Ele foi erguido em um sistema escalonado com piscinas e fontes, cercado pela vegetação. O seu pavilhão possui vista para toda a extensão.

Quer mais notícias do mundo? Acesse nosso canal no WhatsApp

A construção em degraus é uma técnica construtiva que auxilia na irrigação das plantas, pois a água flui como uma cachoeira do ponto mais alto ao mais baixo. O líquido é trazido de uma nascente nas montanhas próximas, por meio de um sistema de canais e aquedutos.

"Sempre dividido em quatro setores, com a água desempenhando um papel importante tanto na irrigação quanto na ornamentação, o jardim persa foi concebido para simbolizar o Éden e os quatro elementos zoroastristas: céu, terra, água e plantas", descreve o site da Unesco.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias