MACABRO

Depósito fóssil é achado no Reino Unido

Também foi encontrado um intestino fossilizado de um artrópode, além de espécies desconhecidas

Imagem ilustrativa da notícia Depósito fóssil é achado no Reino Unido camera Fóssil de restos mortais de animais em um sítio de fósseis no Reino Unido | Crédito: Joe Botting

Um artigo publicado esta semana na revista Nature Ecology and Evolution descreve um incrível e macabro depósito fóssil descoberto no Reino Unido. O local contém olhos e cérebros preservados de criaturas de 462 milhões de anos escondidos em meio a espécies ainda desconhecidas.

De acordo com um comunicado divulgado pelo Museu do País de Gales, o sítio arqueológico chamado "Castle Bank", abriga uma imensa quantidade de criaturas invertebradas marinhas e seus órgãos, dando aos pesquisadores uma janela única de como a vida de corpo mole se diversificou no Período Ordoviciano (485,4 milhões a 443,8 milhões de anos atrás).

Uma reconstrução 3D dos fósseis de Castle Bank, no Reino Unido.
📷 Uma reconstrução 3D dos fósseis de Castle Bank, no Reino Unido. |Crédito: Yang Dinghua / Nature Ecology & Evolution

Os pesquisadores acreditam ter encontrado mais de 170 espécies do local, a maioria delas nova para a ciência. Entre essas espécies, estão cracas, camarões e uma criatura não identificada semelhante a um inseto de seis patas. As rochas também abrigam os sistemas digestivos fossilizados de trilobites e os olhos e cérebro de um artrópode não identificado, bem como vermes preservados.