plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
AGILIDADE DAS PESQUISAS

Emergencial: vacina de Oxford pode ser usada ainda este ano

A vacina contra o novo coronavírus desenvolvida pela Universidade de Oxford/AstraZeneca e testada no país pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) pode ser licenciada para uso emergencial ainda neste ano, caso os dados da atual fase de pesquisa in

Imagem ilustrativa da notícia Emergencial: vacina de Oxford pode ser usada ainda este ano camera Reprodução/Fotos Públicas

A vacina contra o novo coronavírus desenvolvida pela Universidade de Oxford/AstraZeneca e testada no país pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) pode ser licenciada para uso emergencial ainda neste ano, caso os dados da atual fase de pesquisa indiquem sua eficácia. A coordenadora dos estudos da vacina na Unifesp, Lily Yin Weckx, diz que urgência da pandemia contribui para a agilidade nas pesquisas. O estudo completo só deve ser finalizado em junho do ano que vem.

A última e terceira fase de testes clínicos está em curso no país e busca definir se a vacina é eficaz contra a Covid-19. No Brasil, pelo menos 5 mil voluntários da área de saúde participam do estudo, 2 mil deles apenas no estado de São Paulo. “Se formos seguir todos os passos de desenvolvimento da pesquisa, o estudo vai terminar em junho do ano que vem. Mas esperamos que, como temos vários centros estudando, com um grande número de pessoas sendo avaliadas, possamos fazer uma análise interina dos dados. Se essa análise mostrar que o resultado é muito positivo, será possível conseguir o licenciamento para uso emergencial”, afirmou a cientista da Unifesp.

O Brasil participa de testes de outras quatro vacinas, incluindo a produzida pela chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan. Semana passada, o Paraná anunciou uma parceria com a Rússia para testes da vacina licenciada no país, mas que suscita desconfiança de cientistas e da OMS. “O estudo vai muito bem e pretendemos em breve ter dados de eficácia. A corrida não é para ver quem chegará primeiro. É contra o vírus. Para atender à Humanidade, precisaremos de mais uma vacina, para assegurar que a imunização seja acessível a todos”, afirmou Lily Yin Weckx.

Leia mais:

Brasil registra 582 mortes por Covid-19 e 22.167 novos casos da doença

Uso de máscara continua obrigatório no Pará e gera multa

GRUPOS

Semana passada, foi autorizada a participação de voluntários acima de 60 anos nos testes da vacina de Oxford. Além disso, a pesquisa que previa a aplicação de só uma dose nos voluntários agora irá aplicar uma segunda. A mudança foi decidida após a divulgação, em julho, dos resultados prévios da fase dois, que demonstraram a segurança de uso nos idosos e o potencial de produção de anticorpos após a segunda dose. “Todas as modificações vão de encontro à realidade. A vacina, se eficaz e licenciada, com certeza será dada primeiro aos grupos de risco, como profissionais de saúde e idosos”, disse.

Segundo Lily, as mudanças anunciadas fazem parte de uma pesquisa que precisa ser realizada “na velocidade de uma pandemia”. Normalmente, pesquisas para o desenvolvimento de vacinas podem demorar vários anos até serem finalizadas. No caso da Covid-19, as três fases clínicas precisam ser realizadas ao mesmo tempo. “A velocidade com que estamos desenvolvendo as vacinas é necessária. Não podemos esperar terminar a fase 1 para iniciar a 2. Em condições normais, poderíamos esperar. Mas à medida que saíram dados de segurança, mudamos o protocolo. O importante é não pular etapas, principalmente as de segurança. Nessa fase Anvisa, Conep, todo o sistema regulatório de Brasil tem sido ágil, mas a exigência é a mesma”, destacou a cientista.

A dose de reforço deve ser dada aos participantes após quatro semanas da aplicação inicial. Os voluntários que já passaram pelo estudo deverão ter a segunda dose no intervalo de quatro a seis semanas. O prazo maior é necessário para que haja tempo de fazer contato com os voluntários.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias